terça-feira, 30 de abril de 2013

Mito ou verdade: é preciso tirar a bateria do notebook quando ele está no cabo?


Muitos se perguntam se as baterias de notebooksnetbooks e celulares atuais “viciam” como era perceptível há alguns anos atrás. Em busca de evitar o problema, alguns usuários chegam a retirar a bateria dos notebooks enquanto há uma tomada por perto e sempre gastam toda a carga antes de plugar o computador na tomada novamente.
Será que essas práticas tem algum fundamento comprovado? E as baterias de hoje, apresentam ainda a possibilidade de serem viciadas pelo mau uso? O Baixaki pesquisou sobre o tema para você e responde a essas e outras questões nas linhas seguintes.
Vicia mesmo?
A resposta é muito simples: não! O fenômeno que muitos chamam de viciar a bateria na realidade se chama “Efeito Memória” e ocorria nas antigas baterias de níquel-cádmio. Elas registravam a diferença entre o ponto inicial da carga até que ela fosse maximizada.
As novas baterias não viciam como antigamente.
Em termos mais simples, se você carregasse algumas vezes a bateria a partir de 20% de carga, depois de um tempo o carregador passaria a considerar os 80% restantes como a carga total. Essa perda de carga útil é chamada de vício de bateria. Por isso a ideia de que é necessário esvaziar completamente as baterias perdura até hoje. As baterias atuais do gênero são de íons de lítio e não precisam desses cuidados.
Desgaste natural
Antes de tudo é necessário ter em mente que o carregamento e utilização das baterias são processos químicos e sofrem desgastes. O tempo de vida com bom rendimento de uma bateria de ótima qualidade é próximo de quinhentas cargas. Em componentes de baixo custo esse valor não chega a trezentos processos.
Mito ou verdade: é preciso tirar a bateria do notebook quando ele está no cabo?
As baterias não viciam ou perdem o seu potencial de carga pelas mesmas práticas que comentamos anteriormente, mas há alguns aspectos a serem observados para melhorar a vida útil do componente, em especial para quem tem sempre uma tomada por perto.
Deixar na tomada estraga?
Não há indícios comprovados de que manter a bateria no notebook ligado à tomada mesmo após a carga completa danifique o componente. Se você utiliza a bateria normalmente e faz algumas utilizações do notebook fora da tomada durante a semana nenhum efeito de perda de capacidade ocorrerá em curto prazo. Além disso, a bateria serve como estabilizadora para a corrente e evita que o computador desligue em uma queda de luz acidental, fatores que tornam útil mantê-la no aparelho.
Armazenamento
As dicas a seguir devem ser seguidas por quem deseja armazenar sua bateria em casa ou não fará uso do notebook durante um bom intervalo de tempo. Se os locais que você frequenta contam com tomadas acessíveis e você provavelmente não utilizará a bateria, é necessário ter alguns cuidados antes de guardá-la.
A carga ideal par armazenar é entre 40% e 50%.
É extremamente perigoso armazenar a bateria descarregada.  Com o tempo ela pode perder o que é chamado de carga mínima de funcionamento, o que causaria a “morte” do componente. Também não é recomendável guardá-la com 100% de carga, o que a desgastaria mais rapidamente.
O nível ideal de carga recomendado para armazenar a bateria é entre 40% e 50%. Também é importante mantê-la em um local seco e evitar locais de alta temperatura, visto que a capacidade de manter a carga é perdida em períodos longos de exposição ao calor.
Quais as suas experiências com baterias de notebook? O Baixaki conta com a sua participação para ajudar ainda mais  a nossa comunidade.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/netbook/3213-mito-ou-verdade-e-preciso-tirar-a-bateria-do-notebook-quando-ele-esta-no-cabo-.htm#ixzz2RyVa4FKw

Nenhum comentário:

Postar um comentário