quarta-feira, 10 de abril de 2013

O Trovão, Mente Perfeita - Texto Gnóstico


O Trovão, Mente Perfeita
Eu fui emitida do poder,e eu vim para aqueles que refletem sobre mim,e eu fui encontrada entre aqueles que me buscam.Olhem-me, vocês que refletem sobre mim,e vocês ouvintes, ouçam-me.Vocês que estão me esperando, tomem-me para si próprios.E não me expulse da sua visão.E não faça a sua voz me odiar, nem a sua audição.Não seja ignorante a meu respeito em qualquer lugar ou qualquer hora. Esteja em guarda!Não seja ignorante a meu respeito.Pois eu sou a primeira e a última.Eu sou a estimada e a rejeitada.Eu sou a prostituta e a sagrada.Eu sou a esposa e a virgem.Eu sou a (mãe e) a filha.Eu sou os membros da minha mãe.Eu sou a estérile muitos são os filhos dela.Eu sou aquela cujo casamento é grandioso,e eu não tomei um marido.Eu sou a parteira e aquela que não dá à luz.Eu sou o consolo das minhas dores do parto.Eu sou a noiva e o noivo,e foi meu marido quem me gerou.Eu sou a mãe do meu paie a irmã do meu maridoe ele é a minha prole.Eu sou a escrava daquele que me preparou.Eu sou a governanta da minha prole.Mas ele é quem me gerou antes do tempo numa data de nascimento.E ele é a minha prole no devido tempo, e o meu poder vem dele.Eu sou o bastão do poder dele na juventude dele,e ele é o cajado da minha velhice.O que quer que ele deseje, me acontece.Eu sou o silêncio que é incompreensívele a idéia cuja recordação é frequente.Eu sou a voz cujo som é diversificadoe a palavra cuja aparência é múltipla.Eu sou a declaração do meu nome.Por que, você que me odeia, me ama,e odeia aqueles que me amam?Você que me nega, me admite,e você que me admite, me nega.Você que fala a verdade sobre mim, mente sobre mim,e você que mentiu sobre mim, fala a verdade sobre mim.Você que me conhece, seja ignorante sobre mim,e aqueles que não me conheceram, deixem eles me conhecer.Pois eu sou sabedoria e ignorância.Eu sou timidez e coragem.Eu sou impudente; eu sou envergonhada.Eu sou força e eu sou medo.Eu sou guerra e paz.Atente para mim.Eu sou aquela que é desonrada e a grandiosa.Dê atenção à minha pobreza e à minha riqueza.Não seja arrogante comigo quando eu estiver jogada na terra,e você me encontrará naqueles que estão por vir.E não me olhe no monte de esterconem vá e me deixe jogada,e você me encontrará nos reinos.E não me olhe quando eu estiver jogada entre aqueles queestão desfavorecidos e nos lugares insignificantes,nem ria de mim.E nem me lance entre aqueles que são assassinados com violência.Mas eu, eu sou compadecida e eu sou cruel.Esteja em guarda!Não odeie a minha obediênciae não ame meu autocontrole.Na minha fraqueza, não me desampare,e não tenha medo do meu poder.Pois por que você menospreza o meu medoe amaldiçoa a minha dignidade?Mas eu sou aquela que existe em todos os medose força em vacilação.Eu sou aquela que é fraca,e eu estou bem em um lugar agradável.Eu sou insensata e eu sou sábia.Por que vocês me odiaram em suas deliberações?Pois eu estarei silenciosa entre aqueles que são silenciosos,e eu aparecerei e falarei,Por que então vocês me odiaram, vocês Gregos?Porque eu sou uma bárbara entre os bárbaros?Pois eu sou a sabedoria dos Gregose o entendimento dos bárbaros.Eu sou o julgamento dos gregos e dos bárbaros.Eu sou aquela cuja imagem é grande no Egitoe aquela que não tem imagem entre os bárbaros.Eu sou aquela que foi odiada em todos os lugarese que foi amada em todos os lugares.Eu sou aquela a quem eles chamam de Vida,e vocês chamaram de Morte.Eu sou aquela a quem eles chamaram de Lei,e vocês me chamaram Ilegalidade.Eu sou aquela a quem vocês perseguiram,e eu sou aquela a quem vocês renderam.Eu sou aquela a quem vocês espalharam,e vocês me juntaram.Eu sou aquela diante da qual vocês ficaram envergonhados,e vocês foram impudentes comigo.Eu sou aquela que não celebra festival,e eu sou aquela cujos festivais são muitos.Eu, eu sou incrédula,e eu sou aquela cujo Deus é grandioso.Eu sou aquela na qual vocês refletiram,e vocês me zombaram.Eu sou inculta,e eles aprendem através de mim.Eu sou aquela que vocês desprezaram,e vocês refletem sobre mim.Eu sou aquela de quem vocês se esconderam,e vocês aparecem para mim.Mas quando quer que vocês se escondam,eu mesma aparecerei.Pois quando quer que vocês apareçam,eu mesma me esconderei de vocês.Aqueles que [...] para [...] sem razão [...].Tomem-me [... compreensão] da tristeza.e tomem-me para si próprios pela compreensão e pela tristeza.E tomem-me para si próprios de lugares que estão feios e em ruína,e desapossem daqueles que estão bons muito embora em feiúra.Da vergonha, tomem-me para si próprios desavergonhadamente;e do cinismo e da vergonha,censurem meus membros em si próprios.E venham adiante até mim, vocês que me conheceme vocês que conhecem meus membros,e estabeleçam os grandiosos entre as primeiras pequenas criaturas.Venham adiante para a infância,e não despreze porque é pequena e é humilde.E não rejeite magnificências em algumas partes por causa da insignificância,porque as insignificâncias são reconhecidas pelas magnificências.Por que você me difama e me reverencia?Você me feriu e você teve piedade.Não me separe dos primeiros que você conheceu.E não expulse ninguém nem mande ninguém ir embora.[...] mandar você ir embora e [...] não conhecê-lo.[...].Que é minha [...].Eu conheço os primeiros e os sucessores deles me conhecem.Mas eu sou a mente do [...] e o restante das [...].Eu sou a sabedoria da minha averiguação,e a descoberta daqueles que me buscam,e a influência daqueles que me solicitam,e o poder dos poderes na minha sabedoriados anjos que foram enviados pela minha palavra,e dos deuses em suas estações pelo meu conselho,e dos espíritos de cada homem que existe comigo,e de mulheres que habitam dentro de mim.Eu sou aquela que é reverenciada e que é glorificada,e que é menosprezada com desprezo.Eu sou paz,e guerra veio por minha causa.Eu sou uma alienígena e uma cidadã.Eu sou a substância e aquela que não tem substância.Aqueles que não estão associados a mim são ignorantes a meu respeito,e aqueles que estão na minha substância são aqueles que me conhecem.Aqueles que estão próximos a mim foram ignorantes a meu respeito,e aqueles que estão longe de mim são aqueles que me conheceram.No dia que eu estou perto de ti, você está longe de mim,e no dia que eu estou longe de ti, eu estou perto de ti.[Eu sou ...] internamente.[Eu sou ...] das naturezas.Eu sou [...] da criação dos espíritos.[...] requisição das almas.Eu sou controle e a incontrolável.Eu sou a união e a desagregação.Eu sou a permanência e eu sou a desagregação.Eu sou aquela inferior,e eles sobem até mim.Eu sou o julgamento e a absolvição.Eu, eu sou impecável,e a raiz do pecado deriva de mim.Eu sou lascívia na aparência externa,e autocontrole interno existe em mim.Eu sou a atenção que é conseguível por cada ume o discurso que não pode ser agarrado.Eu sou uma muda que não fala,e grande é a quantidade das minhas palavras.Ouça-me com bondade, e aprenda sobre mim com severidade.Eu sou aquela que exclama,e eu estou jogada sobre a face da terra.Eu preparo o pão e a minha mente internamente.Eu sou a sabedoria do meu nome.Eu sou aquela que exclama,e eu escuto.Eu apareço e [...] caminho em [...] sinal da minha [...].Eu sou [...] a defesa [...].Eu sou aquela que é chamada Verdadee injustiça [...].Você me reverencia [...] e você murmura contra mim.Você que está dominado, julgue-os (aqueles que te dominam)antes que eles te julguem,porque o juiz e a parcialidade existem em ti.Se você for condenado por este, quem te absolverá?Ou, se você for absolvido por ele, quem será capaz de te deter?Pois o que está dentro de ti é o que está fora de ti,e aquele que te elaborou por foraé aquele que moldou o seu interior.E o que você vê fora de ti, você vê dentro de ti;é visível e é a sua vestimenta.Escutem-me, seus ouvintese aprendam das minhas palavras, vocês que me conhecem.Eu sou a audição que é conseguível por cada coisa;Eu sou o discurso que não pode ser agarrado.Eu sou o nome do some o som do nome.Eu sou o símbolo da letrae a designação da divisão.E eu [...].(3 linhas perdidas)[...] luz [...].[...] ouvintes [...] para vocês[...] o grande poder.E [...] não mudará o nome.[...] aquele que me criou.E eu falarei o nome dele.Olhem então para as palavras delee todas as escrituras que foram concluídas.Atentem para elas, seus ouvintese vocês também, os anjos e aqueles que foram enviados,e vocês espíritos que se ergueram dos mortos.Pois eu sou aquela que existe sozinha,e eu não tenho ninguém que irá me julgar.Porque muitas são as formas agradáveis que existem em numerosos pecados,e incontinências,e paixões vergonhosas,e prazeres fugazes,que os homens aderem até que eles fiquem sóbriose subam até o lugar de repouso deles.E eles me encontrarão lá,e eles viverão,e eles não morrerão novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário