quarta-feira, 22 de maio de 2013

ELEIÇÃO NO CONSELHO TUTELAR DE JANAÚBA SERÁ NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 25 DE MAIO


 No próximo sábado, dia 25 de maio, acontecerá a eleição no Conselho Tutelar de Janaúba. A votação será das 8h às 17h, no salão paroquial da igreja Sagrado Coração de Jesus, na praça Dr. Maurício de Azevedo (praça da Matriz). Há sete candidatas para cinco vagas de conselheiras.
Todos os eleitores de Janaúba cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) têm direito ao voto nessa eleição do Conselho Tutelar. No sábado, dia 25, o cidadão deve apresentar o título de eleitor e um documento com foto.
QUEM SÃO AS CANDIDATAS
São sete candidatas para cinco vagas de conselheiras. As duas candidatas menos votadas serão suplentes de conselheiras. Cada eleitor pode votar em apenas uma candidata. Veja a seguir os nomes das candidatas ao Conselho Tutelar de Janaúba, sendo que antes do nome das candidatas há o número de cada uma, numeração essa que constará na cédula de votação:
1-      Cleusa Alves dos Santos Cardoso (Cleusa – landa)
2-      Flávia de Oliveira Dias Nunes (Flávia Nunes)
3-      Juscinéia Rosa de Jesus Santos (Juscinéia – Jú)
4-      Maria Luiza Gomes Soares (Maria Luiza)
5-      Valda Maria de Jesus (Valda – Valdinha)
6-      Camila Medeiros Marques (Camila Medeiros)
7-      Andréia Borges de Oliveira (Andréia)

O QUE É CONSELHO TUTELAR E PARA QUE SERVE?

O Conselho Tutelar é um órgão permanente, (uma vez criado não pode ser extinto.) É autônomo, (autônomo em suas decisões, não recebe interferência de fora), não jurisdicional (não julga, não faz parte do judiciário, não aplica medidas judiciais), é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Ou seja, o Conselho Tutelar é um órgão de garantia de direitos da criança e do adolescente.

QUEM SÃO OS CONSELHEIROS TUTELARES?

São pessoas que têm o papel de porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário