segunda-feira, 27 de maio de 2013

POLÍCIA FEDERAL PRENDE SERVIDORES PÚBLICOS E EMPRESÁRIOS QUE ATUAVAM NO DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS E NA OCULTAÇÃO DOS VALORES PROVENIENTES DO CRIME.

A Polícia Federal deflagrou, na madrugada de hoje(27), a OPERAÇÃO SERTÃO-VEREDAS , cujo o objetivo é desarticular organização criminosa que desviava recursos públicos de municípios do norte mineiro. No momento, está sendo dado cumprimento simultâneo a 45 mandados judiciais, sendo 10 Mandados de Busca e Apreensão, 21 Mandados de Sequestro de Valores, Bens Móveis e Imóveis e 14 Mandados de Prisão. A operação se estende a municípios situados em três Estados: Montes Claros, São Francisco, Itaracambi, Januária, Manga e Janaúba em Minas Gerais; Vitória da Conquista e Prado, no Estado da Bahia e Guarapari, no Estado do Espírito Santo. Participam da operação cem policiais de diversas regiões do País.
A quadrilha, formada por empresários, servidores públicos e agentes políticos, atuantes, principalmente, nos municípios de Januária/MG e Itacarambi/MG, fraudava processos licitatórios, direcionando as contratações para as empresas integrantes da organização criminosa. Obras públicas, em áreas diversas da construção civil, pavimentação de vias públicas, manutenção de estradas e de locação de máquinas para a limpeza urbana não eram sequer fiscalizadas e os servidores públicos envolvidos no esquema atestavam a sua conclusão mesmo quando incompletas ou inexistentes. Por outro lado, as empresas investigadas emitiam notas fiscais frias sobre trabalhos, que, sequer, teriam sido executados, ou executados em desacordo com as especificações do projeto.
As verbas desviadas eram, imediatamente, aplicadas em bens, móveis e imóveis, localizados em outros estados brasileiros, que eram colocados em nome de outros empresários e de “laranjas”, ligados aos principais membros da organização criminosa. As apurações apontam um desvio que pode superar a quantia de R$ 5.000.000,00.
Ainda, foi determinado o afastamento do sigilo bancário e fiscal dos investigados, bem como a indisponibilidade dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas.
Os presos responderão por crimes contra a administração pública, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, dentre outros. Uma vez condenados, as penas máximas aplicadas aos crimes podem ultrapassar 30 anos.
Nos últimos dois anos, mais de 10 operações de combate ao desvio de recursos públicos foram deflagradas pela Polícia Federal na região.
Ministério Público de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria do Patrimônio Público, atuou conjuntamente com a Polícia Federal para o desmonte da organização criminosa.

Comunicação Social da Polícia Federal em Montes Claros/MG 

Nenhum comentário:

Postar um comentário