sábado, 8 de junho de 2013

Codevasf anuncia licitações de R$ 50 milhões para melhorar eficiência do perímetro irrigado do Gorutuba

Demorou, mas o governo federal resolveu se mexer para atender aos anseios dos produtores do Projeto Gorutuba, perímetro irrigado distribuído pelos territórios dos municípios de Janaúba e de Nova Porteirinha, na região da Serra Geral de Minas. O presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), Elmo Vaz, anunciou na sexta-feira (7) o lançamento do edital de licitação para a contratação de obras de recuperação, aperfeiçoamento e substituição de canais do perímetro durante visita a Janaúba. O anúncio ocorreu na Associação dos Bananicultores do Norte de Minas (Abanorte), na presença de produtores da região. A visita foi resposta a cobranças dos produtores, que enviaram comitiva a Brasília no início do mês de abril. 
Os irrigantes reclamam que a infraestrutura do canal ficou caduca e provoca o desperdício diário de grande deágua – o que contribui para baixar o já preocupante nível de água na barragem Bico da Pedra. O perímetro está em operação há mais de trinta anos e apresenta sinais de desgaste, com vazamentos e abatimento de estruturas que provocam o lento escoamento da água. 
Elmo Vaz anunciou recursos da ordem de R$ 50 milhões para ampliar a produção dos agricultores. De acordo com Vaz, as obras irão reformar a estrutura do perímetro de irrigação – os sistemas de condução de água, atualmente constituído por canais abertos, serão substituídos por tubulação. Os recursos necessários à execução dos trabalhos estão assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Lideranças ligadas ao governo federal participaram do evento. Os deputados petistas Paulo Guedes (estadual) e Gabriel Guimarães (federal), além do peemedebista Saraiva Felipe (federal) e o senador sergipano Eduardo Amorim (PSC). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário