quarta-feira, 10 de julho de 2013

Deputados mineiros acabam com o voto secreto, pasmem!, por unanimidade A Mesa da Assembleia tem o prazo de cinco dias úteis para promulgar texto aprovado

Deputados em Plenário acreditam protagonizar dia histórico: a contragosto foram empurrados até lá pelo clamor do povo nas ruas (Foto: Guilherme Bergamini)
Com informações da Agência ALMG
O tom é de que Minas vive momento histórico com a aprovação do fim do voto secreto nas deliberações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A medida foi aprovado, em 2° turno, com 59 votos favoráveis e nenhum contrário em reunião extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (9). A pergunta que fica no ar é a seguinte: por que só agora?, se era tão fácil cruzar o umbral que separa a mesmice e a letargia do panteão reservado aos que protagonizam a História. A resposta está no ar: porque a classe política só reage aos solavancos. 
Ou nem tanto assim, como o demonstra a recusa do Senado, também na terça-feira em aprovar a proposta de emenda à Constituição que reduzia o número de suplentes de senador. A PEC recebeu 46 votos a favor, 17 contrários e uma abstenção, e não alcançou o número mínimo para aprovação, de 49 senadores. 
De volta a Minas, Além de acabar com o voto secreto, a PEC da Assembleia também determina que as votações sobre as principais proposições que tramitam na Casa sejam feitas com voto nominal (individualmente por cada deputado e registrado em painel eletrônico). Os deputados mineiros se jactam de que essa é iniciativa pioneira entre os parlamentos no Brasil. A PEC segue para a Comissão de Redação e, após aprovada a redação final pelo Plenário, a Mesa da Assembleia tem o prazo de cinco dias úteis para promulgá-la.
Abriu geral...

Nenhum comentário:

Postar um comentário