domingo, 28 de julho de 2013

Restaurante tradicional fecha as portas em Montes Claros

Luiz Ribeiro - Estado de Minas
Um dos restaurantes mais tradicionais de Montes Claros, na Região Norte de Minas, o Armando’s, vai fechar as portas neste domingo. O estabelecimento também é conhecido por ser frequentado por políticos que ali já costuraram vários acordos para as disputas nas campanhas. O fechamento é motivado pela especulação imobiliária. O restaurante, situado na avenida Sanitária, uma das vias mais movimentadas de região central da cidade, vai dar lugar a um prédio, onde deverá funcionar uma agência bancária.
A avenida Sanitária sedia diversos restaurantes, bares e pizzarias e, durante muitos anos, foi o principal ponto de casas noturnas na cidade. No entanto, por conta da especulação imobiliária, aos poucos, surgiram ao longo da mesma avenida outros estabelecimentos como agências bancárias, uma agência dos Correios e edifícios que sediam as instalações de consultórios médicos.
Contando no cardádio com especialidades, peixes do Rio São Francisco (o surubi, principalmente), bacalhau e o tradicional churrasco de carne de sol, o Armando´s virou referência em gastronomia em Montes Claros. Ganhou selo de reconhecimento em pesquisa sobre os melhores restaurantes brasileiros, promovida por uma revista de circulação nacional.
A casa foi fundada por Armando Araújo Lima, que morreu em 2007, aos 76 anos. Armando nasceu em Portugal e, ainda na juventude, mudou-se para Montes Claros, onde constituiu família e se destacou no ramo de restaurantes. Ele fundou o estabelecimento na avenida Sanitária há 26 anos. Mas, antes, juntamente com sua familia, administrou outros restaurantes da cidade, que não existem mais como “Rodeio”, “Intermezo” e “Laçador”. Este último funcionou dentro do Parque de Exposições João Alencar Athayde.
Marcos Lima é um dos proprietários do restaurante que fecha as portas neste domingo
Armando Araújo Lima deixou como herdeiros tres filhos. Um deles, Marcos Lima, de 56 anos, que ficou responsável pela administração do restaurante, explica que os herdeiros receberam uma proposta “irrecusável” pelo imóvel do restaurante. “Tem situação de oportunidade que a gente não pode perder. Além disso, existe a questão do inventário (dos bens do pai dele) que a gente precisava responder”, afirmou Marcos.

Ele recorda que foram muitos os políticos de expressão estadual e nacional que, ao visitarem em Montes Claros, sempre fizeram questão de ir ao Restaurante Armando's. Entre eles, estão os ex-governadores Francelino Pereira e Hélio Garcia, o ex-ministro Hélio Costa e o ex-deputado federal Virgilio Guimarães. Entre os políticos nascidos no Norte de Minas, um dos frequentadores assíduos da casa é o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e deputado federal Humberto Souto.
Marcos Lima disse que pensa em montar um outro restaurante, mas com características diferentes, de menor porte. Ainda não sabe quando o novo estabelecimento será aberto. “Por enquanto, vou descansar, pois trabalhei no ramo durante 38 anos seguidos. Eu pretendo montar um restaurante pequeno, somente para atender aqueles fregueses fiéis”, argumentou. O comerciante informou que uma irmã dele também planeja a abertura de um outro restaurante em um bairro da cidade.
Antes do Armando´s, vários outros restaurantes que existiam na área central de Montes Claros acabaram fechando as portas, com os imóveis onde eles funcionavam dando lugar a prédios. Entre outros estabelecimentos do ramo de alimentação que desaparecem na cidade por conta da especulação imobiliária estão: "Espeto de Ouro", "Intermezzo", "Columbia", "A Mineira", "Casarão" e "Mangueirinha".

Nenhum comentário:

Postar um comentário