sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Crise em Jaíba: câmara vai investigar prefeito - Vereadores aceitam denúncias contra Jimmy e criam comissão para instruir processo contra o prefeito

Foto: Romero Oliva
Sessão da Câmara de Jaíba que decidiu pela abertura de processo de impeachment contra prefeito: casa lotada
A Câmara de Vereadores de Jaíba, no extremo Norte de Minas, acaba de aceitar denúncia contra o prefeito do município, Jimmy Murça (PCdoB). Murça é acusado por seus adversários de ter realizado fraudes em licitações e pela contratação de servidores fantasmas. A reunião, que começou por volta das 19h00, foi bastante tumultuada. A Polícia Militar interveio para retirar manifestantes do interior da Casa. A sessão extraordinária não havia terminado até por volta das 23h00 desta quinta-feira (22).
Após a leitura da denúncia, o plenário escolheu por votação os nomes dos vereadores Welton Luiz da Silva, o Eltinho Enfermeiro (PMDB) para presidir a Comissão Processante, que terá ainda a participação dos vereadores Noelson Costa de Oliveira (PSL), para vice-presidente, e Osmano Fernandes, o Osmando do Açougue (PDT), para secretário. A Comissão Processante terá prazo de 45 dias para a instrução do processo - renováveis por mais 45 dias. Nesse período é concedido aos acusados amplo direito de defesa.
Segundo o Blog do jornalista Oliveira Júnior, de Janaúba (aqui), o agricultor Eduardo Felipe Xavier da Silva foi o encarregado de oferecer a denuncia à Câmara. Ele acusa o prefeito por supostos atos de irregularidades na administração de Jaíba. Na denúncia, ele explica aos vereadores que houve favorecimento na licitação de transporte coletivo para 27 linhas de ônibus. Nesse caso o denunciante menciona os nomes do suplente de deputado federal Silvano Araújo e do secretário municipal de Administração Nilton Nunes de Oliveira. Na denúncia há menção que a escolha dos vencedores da exploração do serviço teria sido através de sorteio.
Ainda na denúncia, é apontada relação de possíveis funcionários “fantasmas”, que seriam àqueles que recebem pagamento sem prestar serviço. O terceiro item da denúncia do agricultor contra a administração de Jimmy Murça seria possível nepotismo favorecendo familiares do secretário de administração. O denunciante relatou que a esposa, uma amante e uma sobrinha do secretário foram agraciadas com empregos na prefeitura. Jimmy antecipou suas explicações ao Ministério Público de Manga na última terça-feira (20). O prefeito nega as acusações e diz que é vítima de um golpe de pessoas que teriam 'furtado' documentos da administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário