terça-feira, 27 de agosto de 2013

Prefeitos de Varginha e Janaúba pedem investimentos para aeroportos

Os prefeitos de Varginha, Antônio Silva (PTB), e Janaúba, Yuji Yamada (PRP), apresentaram oficialmente ontem ao ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wellington Moreira Franco, o pleito para reconfigurar os aeroportos de passageiras das duas cidades para abrigar também operações de carga. No encontro mediado pelo senador Clésio Andrade (PMDB-MG) eles argumentaram que a economia exportadora de suas respectivas regiões confere uma vocação diferente para os terminais.
Em resposta, o ministro pediu às prefeituras mineiras que encaminhem os seus respectivos planos de viabilidade econômica para incorporar o transporte aéreo de cargas aos aeroportos de administração local. Varginha e Janaúba estão na lista dos 33 municípios do estado contemplados no plano federal para fortalecimento da aviação regional, com R$ 815,5 milhões em investimentos de um total de R$ 7,3 bilhões em 270 pontos de todo país, anunciado ano passado.
O desafio dos prefeitos é agregar outros objetivos aos dados extras individualizados, que começam a ser elaborados em outubro, com visitas às localidades. O prazo é curto, pois as contratações dos projetos e estudos de viabilidade, devem ser entregues ao Banco do Brasil (BB) até 10 de setembro. O BB foi contratado pela SAC como agente financeiro do programa e a expectativa de Moreira Franco é que antes do fim do ano sejam iniciadas as primeiras obras comecemos as obras em 45 aeroportos.
Segundo Thiago Meirelles Pereira, coordenador do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa), as ampliações e modernizações dos terminais serão tocadas pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC), mais simplificado e ágil que as licitações públicas. Na sua avaliação, os terminais de Janaúba e Varginha precisarão de investimentos em galpões de carga e nas pistas, para suportarem aviões cargueiros. Ele destacou que a cidade do sul de Minas já tem uma operação regular e conhecida, enquanto a do norte ainda está em processo de autorização.
Yamada informou que a fruticultura irrigada da região vem perdendo mercados em razão da falta da alternativa do modal aéreo. Ele também prevê investimentos de empresas japonesas, caso Janaúba possa operar com seu próprio aeroporto de cargas. Silva destacou, por sua vez, a localização estratégica de Varginha, equidistante das três maiores cidades do Sudeste, além de já dispor de estrutura institucional para o comércio exterior, como Receita Federal e um porto seco.
O senador Andrade argumentou com Moreira Franco que Varginha pode ajudar a desafogar a movimentação de cargas nos aeroportos paulistas de Guarulhos e Campinas, concedidos à iniciativa privada. No caso de Janaúba, ele apontou as grandes potencialidades da indústria do norte de Minas, puxadas pelos novos projetos de mineração e de exploração de gás natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário