quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CODEVASF LICITA OBRAS DE TUBULAÇÃO DO PROJETO GORUTUBA E ASFALTO DE ESTRADA DO PROJETO JAÍBA

MONTES CLAROS – Serão licitadas nos próximos dias as obras da reforma estrutural do Perímetro de Irrigação Gorutuba (LEIA AQUI), em Nova Porteirinha, que permitirão a transformação do sistema de condução de água de canais abertos para o sistema de tubulação. Foi o que ficou acertado em reunião acontecida entre o presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz Bastos de Matos (VEJA AQUI), e o superintendente da Codevasf em Minas Gerais, Aldimar Dimas Rodrigues. 
Foto Oliveira Júnior 

Prefeito de Janaúba, Yuji Yamada, superintendente da Codevasf em Minas, Dimas Rodrigues (assinando), o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, e Jorge Souza, presidente da Abanorte, Associação dos Produtores de Frutas do Norte de Minas.
Os recursos necessários para esse empreendimento, segundo os dirigentes da Codevasf, já estão garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Também participou desse encontro ocorrido em Brasília/DF, o deputado federal Saraiva Felipe, que há poucos dias esteve reunido com produtores janaubenses e prometeu envidar todos os esforços junto à direção central da Codevasf para a execução dessa obra (LEIA ISSO TAMBÉM). 
De acordo com técnicos da Codevasf, o projeto prevê a substituição de parte do canal principal e toda a rede de canais secundários, terciários, quartenários e quinternários, por tubulação pressurizada gravitacionalmente, aproveitando a carga hidráulica disponível desse Perímetro Irrigado. Além dessas substituições, também serão implantados um sistema automatizado de controle, um sistema de medição parcelar de consumo de água e monitoramento de água nas estruturas do canal/adutora. Ao todo serão implantados mais de 126 quilômetros de adutora, variando de 200 a 1.300 mm (LEIA AQUI). 

Dimas Rodrigues acredita que, com essas obras, a Codevasf estará solucionando definitivamente um dos maiores problema no sistema de distribuição de água daquele perímetro irrigado, que hoje, com mais de trinta anos em operação, apresenta visíveis sintomas de desgaste, com abatimento de estruturas, ocasionando escoamento de água em regime lento e com grandes vazamentos (AQUI). Isso dentro de bem pouco tempo deixará de acorrer, afirma o superintendente. 
PERÍMETRO JAÍBA SERÁ ASFALTADO
Ainda no encontro entre os dirigentes da Codevasf e o deputado Felipe Saraiva, também ficou acertado que ainda este ano serão licitadas as obras de asfaltamento de 34,6 quilômetros das estradas internas do Perímetro de Irrigação Jaíba, compreendendo as estradas de acesso ao aeroporto, às glebas A, F, C2, C3 e ainda à EB1. Com essa obra a Codevasf resolve um sério problema para escoamento da sua produção, principalmente durante o período chuvoso, quando as estradas ficam praticamente intransitáveis; impedindo também o trânsito dos ônibus escolares. “É uma antiga reivindicação dos produtores de Jaíba, que agora, com recursos também do PAC – 2, no segmento de revitalização de perímetros irrigados, estamos conseguindo atender”, afirma o superintendente Dimas Rodrigues. (Fonte: Ascom da Codevasf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário