quarta-feira, 30 de outubro de 2013

PARALISAÇÃO NA UNIMONTES! - CARTA ABERTA À COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE PARALISAÇÕES DE OUTUBRO DE 2013


 
O descaso e a falta de política de ensino superior do estado de Minas Gerais, a situação de precariedade geral na UNIMONTES e os rumos apontados pela gestão superior (Reitoria) para o futuro de nossa Universidade levaram à mobilização dos professores para refletirem e agirem em relação ao presente e ao futuro de todos nós. Estamos no 3º ano da atual gestão e esperamos por mudanças já!
A Associação dos Docentes da UNIMONTES vem a público esclarecer à Comunidade Acadêmica as principais razões das mobilizações de outubro: além dos problemas estruturais graves, o foco equivocado no ensino à distância; a falta de apoio aos professores que ministram aulas em outros campi; a precariedade dos campi e a contínua expansão sem planejamento e condições; a falta de regras claras e o tratamento diferenciado entre professores de diferentes cursos, privilegiando uns, em detrimento de outros; a insatisfação geral dos professores com a DDRH, que passou a comandar arbitrariamente a vida dos professores; a FADENOR que, ao invés de apoiar a pesquisa, explora os recursos captados pelos projetos dos professores; e a falta de manutenção e de organização do campus.
Os docentes da UNIMONTES pela ausência de diálogo efetivo e pela desvalorização da carreira docente, entre outras, realizaram paralisação e iniciaram um debate que apontou ações urgentes que visam à melhoria na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, com o intuito de discutir e de refletir sobre os seguintes pontos:
  1. 1)Cumprimento do atual estatuto até a formulação de um novo: paralisação da sistematização das propostas para as novas diretrizes da UNIMONTES e normas de graduação, bem como Núcleo Docente Estruturante (NDE); implementação da matrícula por disciplina; criação de novos centros e campi multidisciplinares; não à obrigatoriedade dos 20% da carga horária à distância para as disciplinas dos cursos presenciais e não à exclusão do Conselho Departamental como instância de apreciação e de aprovação do PPPs, tornando-se apenas instância de recurso. Exigimos a participação democrática pela comunidade acadêmica e pelos órgãos colegiados.
  2. 2)Estatuinte ampla, geral e irrestrita imediatamente, construída a partir das necessidades de toda a comunidade acadêmica, com a participação efetiva de todos.
  3. 3)Política de ensino superior para o estado de Minas, construída com a comunidade acadêmica e que preveja um financiamento adequado.
  4. 4)Orçamento da Universidade: participativo, contemplando todos os cursos e departamentos de forma proporcional, sem privilegiados.
  5. 5)Plano pensado coletivamente para enfrentar os graves problemas de infraestrutura e de logística, com priorização dos casos mais graves, com prazos e ações estabelecidas.
  6. 6)Política de valorização do professor e da carreira docente: iniciando por uma política séria de capacitação docente, com a liberação das atividades docentes e didáticas, acompanhadas de bolsas de apoio, visto que a maioria do corpo docente é composta por professores com a titulação de especialista.
  7. 7)Política de apoio estudantil – legitimada pelo
  8. 8)Política de valorização do servidor técnico-administrativo. A falta de servidores prejudica diretamente o corpo docente e discente, além do bom funcionamento das coordenações e dos departamentos. O trabalho administrativo na UNIMONTES, em sua maioria, é realizado por estudantes/“estagiários”.
Nesse período de paralização, realizamos grupos de trabalho sobre os temas propostos, nos quais definimos nossas reivindicações com base nas pautas levantadas em assembleias da ADUNIMONTES. Além disso, tomou-se a decisão de nova paralisação, que acontecerá no dia 31 de outubro, e outras paralisações consecutivas, com vistas a avançar nas negociações tanto com o governo de estado como com a gestão da Universidade. A ADUNIMONTES reafirma o seu compromisso com a educação de qualidade, todavia, sem permitir a precariedade da carreira docente e o prejuízo dos discentes, assim como reafirma o seu compromisso com a luta pela democracia participativa.  

PARALISAÇÃO NA UNIMONTES!
QUINTA-FEIRA, 31 DE OUTUBRO
VENHA PARTICIPAR E COLOCAR O SEU PONTO DE VISTA, PARA CONSTRUIR A UNIVERSIDADE. LUTAR PELO DIREITO POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO; REAJUSTE SALARIAL; LIBERAÇÃO PARA FÉRIAS PRÊMIO; PAGAMENTO DO PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE NO ANO CORRENTE; BOLSA E LICENÇA PARA QUALIFICAÇÃO; DIÁRIA PARA OS PROFESSORES QUE SE DESLOCAM PARA MINISTRAR AULAS EM OUTROS CAMPI; SALAS DE AULAS PARA TODOS OS CURSOS; SALUBRIDADE DO CAMPUS; SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS NAS COORDENAÇÕES E NOS DEPARTAMENTOS; GABINETE PARA OS PROFESSORES; LABORATÓRIOS ADEQUADOS; FIM DO DESVIO DE FUNÇÃO; TRANSPORTE PARA AULAS DE CAMPO; ORÇAMENTO PARTICIPATIVO; FIM DOS PRIVILÉGIOS; CONDIÇÕES IGUAIS PARA TODOS OS PROFESSORES; DEMOCRACIA PARTICIPATIVA; POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL; MORADIA ESTUDANTIL; BOLSA-ALIMENTAÇÃO PARA OS ESTUDANTES CARENTES; CONSELHO UNIVERSITÁRIO SOBERANO.
PARTICIPE DESTA LUTA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário