terça-feira, 8 de outubro de 2013

Produtores rurais de Janaúba e outras cidades do Norte de Minas não conseguem comprar milho




 A polêmica na distribuição do milho subsidiado na Companhia Nacional de Abastecimento, em Montes Claros, continua. No galpão, tem o produto, mas os agricultores reclamam que não conseguem comprá-lo.
O produtor rural Otavilson Peres é de Claro dos Poções, que fica a quase 79 quilômetros de Montes Claros. No município, o milho está em falta e, por isso, ele veio comprar o produto subsidiado da Conab.
"Vou voltar sem o milho. Eles dizem que não vai vender, por não ter o preço. Tenho que comprar mais caro, aqui eles não atendem a gente. Lá fora, pagávamos R$ 34, aqui seria R$ 18", afirma o  produtor rual.
Há pelo menos três meses, essa tem sido a alternativa para matar a fome dos animais.
De acordo com o gerente da Conab, em Montes Claros, no galpão há 168 toneladas. Hoje estão descarregadas mais 26. Mas a quantidade ainda não seria suficiente para iniciar a distribuição porque há 5 mil produtores cadastrados na região. Outro problema é que eles aguardam a definição do preço do milho que deve acontecer até a próxima quarta-feira (9).
Além de Montes Claros, outros municípios de minas gerais enfrentam dificuldades com a distribuição do milho. Em Janaúba, há 800 toneladas disponíveis. Em Salinas, são 650. Cidades como Almenara e Januária ainda aguardam a compra do produto.
O problema da distribuição de milho pela Conab já foi mostrado no MG Inter TV. Na quinta-feira (3),alguns caminhoneiros tiveram que esperar na porta da companhia uma autorização para descarregar o produto.
Enquanto a situação segue indefinida, o produtor rural Amarildo Prudêncio faz como pode para alimentar os animais. "A gente tem que comprar mais caro o milho no mercado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário