quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Operação da Polícia Federal cumpre quatro mandados no Norte de MG 'Operação Veredas 2' visa desarticular organização que fraudava licitação. Desvio de recursos públicos são investigados em Itacarambi.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (28), quatro mandados de prisão durante a "Operação Veredas 2", que visa desarticular uma organização criminosa que desviava recursos de municípios do Norte de Minas Gerais.
A ação é um desdobramento da operação Sertão Veredas, realizada em maio de 2013, quando e PF cumpriu cerca de 45 mandados judiciais. Nesta nova etapa, outras fraudes estão sendo investigadas pela polícia, e quatro mandados estão sendo cumpridos nesta quinta-feira. Dos quatro mandados, dois já foram cumpridos contra o ex-prefeito de Itacarambi, Rudimar Barbosa, e o chefe da organização, Corby Crispim, que foram presos durante a Operação Sertão Veredas.
Os outros dois mandados também foram cumpridos na manhã desta quinta, contra o empresário Franklin Crispim, sócio e irmão de Corby e contra o empresáio Fábio Durães.
Eles são acusados de formação de quadriha, falsidade ideológica, fraude em licitação e desvio de recursos públicos. Segundo a PF, a soma de todos os crimes pode chegar a 25 anos de prisão.
  •  
Delegado da Polícia Federal Thiago Garcia Amorim (Foto: Henrique Corrêa/ G1)
Delegado da Polícia Federal Thiago Garcia Amorim
(Foto: Henrique Corrêa/ G1)
De acordo com o delgado da Polícia Federal, Thiago Garcia Amorim, a quadrilha fraudou uma licitação em Itacarambi(MG).. Segundo ele, a prefeitura da cidade lançou um edital de limpeza de um terreno, e a empresa vencedora do pregão teria cobrado R$ 146 mil. Porém, na mesma licitação, uma outra empresa teria cobrado pelo mesmo serviço o valor de R$ 11 mil.
"O desvio do dinheiro público nesse caso foi de 100%, pois quem acabou fazendo a limpeza desse terreno foram funcionários da própria prefeitura", disse o delegado.
Os advogados dos presos não foram localizados para comentar o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário