terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como evitar o aquecimento do seu notebook? - Entenda porque seu notebook esquenta tanto e saiba como se prevenir.

Para começarmos a entender este assunto, vamos falar primeiro sobre alguns fatores que podem levar o seu notebook a superaquecer.
A primeira causa é quando utiliza a sua máquina de forma intensiva. Isso faz com que o disco rígido (HD), o processador e sua placa de vídeo sejam obrigados a funcionar em alta capacidade. Ou seja, se você usa mais o seu notebook para jogos ou precisa abrir vários programas de uma só vez, como o Photoshop ou o Dreamweaver, eles contribuirão muito para aquecer a CPU, já que a mesma estará trabalhando além do necessário.
como evitar o superaquecimento do notebook
Outro fator que colabora para o superaquecimento é manter o seu notebook em um ambiente quente: uma sala muito abafada no verão, perto de um aquecedor, ou qualquer outra situação similar. A temperatura ambiente contribui muito para o sobreaquecimento, e isso não vale apenas para o notebook ou mesmo um Ultrabook, por exemplo, pois o calor pode estragar quase qualquer aparelho eletrônico.

A marca e o modelo do notebook podem ser determinantes caso ele tenha uma propensão para o sobreaquecimento, ou seja, se o seu modelo não permitir uma forma adequada de ventilação.
Um detalhe muito importante é lembrar-se de não obstruir a ventilação existente, ou seja, nunca use seu notebook em uma superfície deformável, como uma cama, cobertor etc. Estes locais, além de obstruírem a passagem de ar, acabam permitindo que a poeira entre na área de ventilação.

Como saber se o notebook está com superaquecimento?

Primeiramente, existe uma diferença entre um laptop ficando quente e um caso de real de superaquecimento. A certeza se torna clara quando as falhas mecânicas começam a aparecer. Por exemplo, se o seu notebook desliga de repente, sem motivo, pode significar que a máquina possui um mecanismo de segurança, que se desliga automaticamente ao atingir certa temperatura.
A famosa "tela azul" também pode significar que você tem um problema de superaquecimento da CPU. Ela ocorre quando, em um notebook Windows, se tem o súbito aparecimento de uma janela azul, tomando o espaço de 100% da tela.
Outro indicativo de problema é quando o cooler do processador começa a trabalhar com mais frequência, soando mais alto e vigoroso que o normal. Conforme o notebook vai aquecendo, o cooler ventila cada vez mais rápido para tentar esfriar a máquina, forçando o mesmo. Operação de erros de memória também podem ser frutos de um superaquecimento e deixam o seu laptop rodando bem mais devagar do que o habitual.

Que danos podem ser causados no notebook?

Superaquecimento é algo bastante sério, e os notebooks podem sofrer danos extensos por causa disso. Uma peça queimada requer que você substitua os componentes principais, o que é sempre bem caro. Em alguns casos, você pode até se machucar: não é incomum sofrer queimaduras leves em casos de laptops muito quentes, principalmente se você é daqueles que costuma apoiar a máquina diretamente no colo, por exemplo.

Como acabar com o superaquecimento do notebook?

Tente sempre manter o seu laptop em uma superfície fria e dura. A maior parte dos notebooks possuem seu sistema de ventilação na parte de baixo, por isso, nunca faça nada que possa abafar esta superfície.
Mantenha o laptop sempre limpo, principalmente suas áreas de ventilação. Lembre-se de deixar todas as aberturas livres de sujeira, pelos e poeira. O aparelho mais indicado para limpar onotebook são aqueles que funcionam a ar, como aspiradores e dispositivos de limpeza a vácuo, tomando cuidado apenas com a força da aspiração não danificar as peças.
Mesas e suportes para notebook
Uma das melhores soluções para espantar o "fantasma" do superaquecimento é se utilizar de um suporte para notebook com cooler, ou uma almofada para notebooks. Existem vários modelos e qualquer uma destas superfícies irá ajudar consideravelmente o seu laptop a se manter mais frio.

Por fim, uma das melhores medidas é baixar um software de monitoramento, no qual você poderá saber precisamente quais ações estão aumentando a temperatura de seu computador. A partir daí, ficará mais fácil tomar as devidas providências.
Com todas essas dicas fica mais fácil usar o notebook sem complicação, proporcionando maior qualidade à máquina. Assim você não precisa ter nenhum receio de investir nesse tipo de produto. Na hora de comprar um notebook, fique atento às suas configurações e escolha aquele na medida certa para suas tarefas: deste modo você não faz a máquina trabalhar além do necessário e garante a sua durabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário