quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Investimento pesado na saúde de Capitão Enéas Prefeito César Emílio determina ações que contemplam todas as áreas da rede municipal de saúde


O investimento que o prefeito César Emílio (PT) tem feito, com ampliação no quadro de pessoal - por meio de processo seletivo foram contratados 194 novos funcionários, parcerias e elaboração de projetos -, provocou um boom no setor de saúde de Capitão Enéas. Neste mês de fevereiro, a secretaria, por meio do consórcio intermunicipal de saúde, vai realizar exames, consultas e cirurgias oftalmológicas. Entre os dias 19 e 23 pessoas acima de 50 anos poderão ser atendidas em Francisco Sá, gratuitamente pelo programa Ver Minas.
Serão realizadas mais de 800 consultas, 200 cirurgias e 3.000 exames diariamente. Desse total, Segundo o secretário de Saúde, Alder Martins, Capitão Eneás terá direito a 820 atendimentos. Vão ser priorizados os casos de catarata. "Essá é a principal causa de cegueira evitável no país”, explicou. Para o fim do mês e início de março, o setor já agendou a maior ação preventiva voltada especialmente para os cuidados da saúde da mulher. No período de 24 de fevereiro a 14 de março estará no município uma unidade móvel (carreta) para a realização de exames de mamografia. O procedimento é uma radiografia nas mamas, que consegue detectar possíveis alterações no órgão, como por exemplo, o câncer de mama, tipo que mais mata as mulheres e que pode ser evitado com o exame.
Mulheres com idade entre 40 e 69 podem procurar as agentes de saúde em qualquer unidade do município para agendamento prévio. Durante os 12 dias serão feitas 50 mamografias, diariamente, na sede e zona rural. A Prefeitura fechou ainda parceria com a Faculdade Pitágoras de Montes Claros, que cedeu para o município cinco acadêmicos de Medicina. Eles se juntarão aos 13 médicos, 8 dentistas, 4 psicólogos e 6 fisioterapeutas à disposição da população.
Começam ainda nste mês as reformas de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) - os prédios dos bairros Central, Centro (Pio Mineiro), Sapé, Centro (Sesp-Secretária de Saúde), e Caçarema. A reforma da UBS de Virgilândia já começou, com previsão para término no início de março. Além disso, as obras inacabadas da Academia de Saúde do bairro Central, que teve obras iniciadas há três anos, será concluída pelo prefeito César neste semestre.
O combate à dengue foi intensificado, em parceria com a Secretaria de Educação. Nas escolas a campanha de combate ao mosquito aedes aegypti está sendo feita com anúncios, palestras e ações efetivas dos agentes de combate. Para a coordenadora Vigilância Epidemiológica, Lorena Silva, é necessário que a população faça sua parte. "Os moradores são os nossos principais agentes no combate à dengue”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário