sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Seja aonde for a VIDA é sempre a VIDA

Por  
Usuário dos serviços de Saúde Mental de Santo André – São Paulo e do NAPS-AD Núcleo de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas. Trabalho hoje na PSA- Prefeitura de Santo André, no Centro Público de Economia Solidária.

Durante as oficinas terapêuticas, os usuários dos serviços de saúde mental, conseguem interagir, aprendem e desenvolvem regras de convivência solidária, com orientações dos técnicos, os quais tornam-se referência para os mesmos. Assim como nos grupos de terapia, assistidos, orientados e não conduzidos. Desenvolvem o prazer e bem estar da realização, afeto e confiança, atitudes de respeito, além de uma disciplina para a VIDA em sociedade. AMADURECEM E SE FORTALECEM.
Com a oficina de LIANG KONG & YOGA, obtém ganhos nos campos físicos, emocionais e cognitivos e um excelente desenvolvimento psicossocial. Aguçam os sentidos, despertam a imaginação e a criatividade individual e coletiva. O prazer de estarem juntos, unidos é o ingrediente principal; assimilam melhor o respeito às necessidades de ter paciência para alcançarem os objetivos em comum, sem contar também com a convivência compartilhada que fortalecem os vínculos afetivos, alcançar os benefícios que são diretamente responsáveis pelo desenvolvimento de inteligência, afetividade e socialização que geram conhecimento, sabedoria, por estar adormecida para quem é necessário. Bom senso que aguça o interesse e o desejo de agir, tornar uma atividade, dando sentido na VIDA individual, coletiva e FAMILIAR social diária. Na certeza que somos todos iguais, porém diferentes entre si, estimulando a compreensão, meditação, reflexão e motivação social. Amadurecem e ficam mais fortes para a VIDA no nosso dia a dia, a cada passo, a cada ato e ação.
Temor do futuro é o pior dos medos; aprender a buscar a felicidade ao invés de tentar satisfazer-se com caráter. CORAÇÃO, generosidade e as ideias que orientam o nosso cérebro é o que importa. Não é voltar-se para a tormenta que passou, mas voltar-se para as coisas vindouras.  Lutamos por um mundo melhor, um mundo BOM e bem melhor. A alegria é o sinal pelo qual a VIDA marca seu triunfo. Nada é tão contagioso como o entusiasmo. Os dias prósperos não vêm ao acaso; são granjeados, como as searas; há muita fadiga e com muitos intervalos de desalentos.
Não é Cérebro que importa, mas sim o que orienta o caráter, o Coração e generosidade, as ideias. Se fecharmos a porta a todos os erros e impedimentos, também há entrada da verdade. Temos que criar as oportunidades e não somente encontrá-las . O rio atinge os seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos. O Homem ocioso é como água parada, corrompe-se. Se não conseguirmos fazer-nos como desejamos, não devemos esperar que as  outras pessoas sejam inteiramente de nosso agrado.
A arte nos oferece a possibilidade de realizarmos o mais legítimo desejo da VIDA. A capacidade pouco vale sem oportunidade. A vida não tem um plano, tem a perpétua surpresa. É preciso que as diferenças não diminuam a amizade e que a amizade não diminua as diferenças. O encanto da VIDA depende das boas amizades que cultivamos; tudo amadurece ao seu tempo e dá frutos na hora certa. Os primeiros passos são inúteis quando não se percorre o caminho até o FIM. Aqueles que têm força de vontade, as ocasiões sempre são favoráveis ao passo que os fracos vivem pela oportunidade. Defeitos não fazem MAL, quando há vontade de os corrigir. Todo mundo age não apenas movido por compulsão externa, mas também por necessidade íntima. Faça sempre um FORO ÍNTIMO! Quem deixa para depois o que pode fazer agora, perde o que nunca mais encontrará. O tempo somente pela fraternidade a liberdade será preservado.
Serás tão influente quanto mais fores correto, justo e solidário. A verdadeira felicidade não consiste em viajar a 100km por hora, ou voar num avião, mas sobretudo em ser RICO de um bom pensamento e ter no CORAÇÃO muito AMOR. O que mais nos impede de sermos NATURAIS é o desejo de assim parecermos. A satisfação está no esforço para alcançar o nosso objetivo e não em tê-lo alcançado.
Encontrar defeito é fácil, mas fazer melhor pode ser mais difícil, porém não impossível.
Aquele que toma a realidade e dela faz um sonho é um poeta, um artista nato. Artista e poeta será também aquele que do sonho faz sua realidade. Vencer a si próprio é a maior das VITÓRIAS.  São poucas as nossas necessidades reais; é imensa a nossa IMAGINAÇÃO. Todo direito envolve, na realidade, uma responsabilidade, uma obrigação a ser comprida. Não existem esforços inúteis se empregados em prol do bem comum. Ninguém pode imaginar como é útil o estudo de si mesmo, de quantas ilusões poderiam nos curar e como nos colocariam no caminho da felicidade. Os que mais pugnam seus direitos são os que mais se esquecem, às vezes, dos seus deveres.
O maior fator da evolução humana é a inteligência. Não o caráter, não o pensamento, mas a VONTADE. Seja aonde for a VIDA é sempre a VIDA; a VIDA está dentro e não fora de nós mesmos. A maior prova de coragem é suportar as derrotas, sem perder o ânimo. A única maneira de ter amigos é ser amigo. A VERDADE nunca é injusta, pode magoar, mas não deixa feridas.
Não existe outro caminho para a solidariedade humana, senão a procura e o respeito da dignidade individual e coletiva. Na guerra contra a poluição física e mental, permita-se só por hoje que sua mente seja ocupada por bons pensamentos. Amanha é outro dia, outra história, um novo amanhecer, um recomeçar. Paciência, acima de tudo. Comece a praticar essas técnicas, desde já e não se desanime se no principio achar difícil ou até mesmo impossível. Muitos de seus pensamentos negativos estão morando em seu interior há muito tempo, sentindo-se donos de sua mente. Vá adiante substituindo os maus pelos bons. Só assim você começa a exercer o poder de escolha E, POR TABELA, DESENVOLVER o hábito do pensamento positivo. Busque essa técnica, funciona muito e garante melhor qualidade de VIDA .
Só que algumas vezes a crença no negativismo esta tão arraigada que nós podemos precisar de ajuda de um psicólogo ou outra pessoa de seja referência para nós. Existem várias maneiras de agirmos em nosso próprio beneficio, mas seja qual for a escolha saiba que nós temos sempre o poder de mudar de optar e mudar o padrão mental, padrão de vida para uma melhor perspectiva de um futuro próspero, saudável, com AMOR e motivação. Trabalho acima de tudo solidário individualmente e-ou coletivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário