sexta-feira, 21 de março de 2014

Janaúba - EM DEBATE O ATENDIMENTO NA ÁREA DE SAÚDE MENTAL

Foto SMS

Representantes do poder público e da sociedade debate o atendimento na área de saúde mental.

JANAÚBA - A Secretaria Municipal de Saúde de Janaúba em parceria com a Saúde Mental realizou na terça-feira, dia 18 de março, o evento denominado “Café com Saúde”. A iniciativa teve como objetivo consolidar cada vez mais as parcerias, para unir forças no sentido de prestar um serviço mais eficaz, especialmente para os casos de saúde mental. 
Representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada janaubense prestigiaram o evento que teve como palco a sede social do Lions Clube de Janaúba. Na oportunidade foram servidos com chá e café, e ainda apreciaram uma exposição de trabalhos artesanais confeccionados por usuários da Saúde Mental. Logo na entrada do recinto foi montada uma rede com nome dos diversos segmentos que a representa como símbolo do evento.

Foto SMS
Debate sobre o atendimento na área de saúde mental realizado em Janaúba.
A abertura do “Café com Saúde” se deu com a Secretária Municipal de Saúde, Lara Jamille Silveira Silva que agradeceu a presença de todos. Na ocasião ela representou o prefeito gorutubano, Yuji Yamada, que se encontrava em Belo Horizonte, juntamente com o secretário de Agronegócio, José Claudio Azevedo (Cacau) em reunião com diretores do Grupo Minerva Foods, agora proprietário do Frigorífico Kaiowa em Janaúba. Em sua fala, a secretária deixou claro que é preciso organizar o modelo de atenção à saúde, substituindo o modelo tradicional. Isso, na opinião da especialista em Gestão de saúde, significa a viabilização de condições para a obtenção de melhorias da saúde.  A psicanalista, Marilena Soares Araújo, Coordenadora da Saúde Mental de Janaúba, agradeceu a todos os colaboradores, que tornaram possível a realização do evento, inclusive a pessoa do jornalista, Fernando Lucas, presidente do Lions Clube, que cedeu o espaço, Deni e Paulo, colaboradores voluntários da saúde – responsáveis pelo preparo do chá servido, enfim, todos os parceiros e funcionários da saúde. Ainda na oportunidade, Marilena fez um breve histórico do trabalho, no município. Apresentou cada serviço que compõe a Saúde Mental de Janaúba: CAPS, CAPSi, UAI e Consultório na Rua, com seus respectivos coordenadores.
Foto SMS

Objetos confeccionados pelos usuários do sistema de saúde mental.

Presente ao evento, Alcina Mendes Brito, especialista em Política e Gestão da Saúde e Referência Técnica da Saúde Mental da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros, falou sobre o trabalho de Janaúba que é referência para outros municípios do Norte de Minas. Antônio Pinto de Oliveira, Psicanalista, membro do Laço Analítico, Escola de Psicanálise e Supervisor Clínico Institucional da Saúde Mental do município de Janaúba, conduziu o encontro, cujo tema central foi Tecendo a Rede de Atenção á Sociedade Janaubense. O psicanalista ressaltou a importância de cada segmento para o sucesso na prevenção de doenças mentais, bem como para o encaminhamento dos casos para os serviços disponíveis na sociedade. Foram discutidos ainda, os papéis dos serviços da Saúde Mental, bem como da Escola, da Igreja, da Polícia, da Promoção Social, entre os inúmeros serviços que promovem o bem estar físico, mental, emocional e social da população. Alguns representantes dos segmentos presentes ao evento fizeram uso da palavra, pontuando sobre as ações que são desenvolvidas no que tange a segurança, a saúde e a promoção social das pessoas.
O Padre Giovanni Ciprianni, (que também é psicólogo por formação, porém sem o exercício da profissão) representou a Igreja Católica e destacou a amplitude da Saúde Mental que se estende para o campo social. Daí, a necessidade de se planejar bem uma política pública voltada para todas as necessidades da população, como medida preventiva das doenças mentais, sociais, de segurança, entre outras.
Carlos Marques da Silva, presidente da AFAUSAM (Associação de familiares e usuários da Saúde Mental) falou da importância do serviço prestado aos usuários da Saúde Mental. Houve testemunho de satisfação de usuário do serviço.
O encerramento do evento foi feito pelo psicanalista, Antônio Pinto de Oliveira, que solicitou mais uma vez a parceria de todos, ficando marcado um novo encontro para o próximo trimestre, quando toda a Rede social volta a debater temas de interesse da coletividade. 
Idalice Celestina de Souza Martins, coordenadora de Educação em Saúde e Mobilização Social do município de Janaúba, reconheceu a importancia do evento para a sociedade, e disse defender a intersetorialidade dos segmentos organizados como forma de alcançar maior eficácia nas ações da rede social formada por diferentes órgãos. (Fonte: SMS)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário