terça-feira, 18 de março de 2014

MANGA: LATA D’ÁGUA NA CABEÇA - Reservatórios construídos por Quinquinha desabam e colocam em xeque fama do 'tocador de obras' do ex-prefeito


Imagem do que restou da caixa d'água em comunidade rural próximo ao Brejo de São Caetano: estrutura metálica retorcida pode indicar falha de projeto
Pelo menos três de quatro módulos planejados para combater a estiagem em comunidades rurais em Manga desabaram ao longo dos três últimos anos. Os reservatórios foram construídos durante a gestão do ex-prefeito Quinquinha Oliveira (1997-2012), segundo denúncia do atual secretário de Obras e Serviços Urbanos do município, Jercílio Vieira Lima. A suspeita, segundo o secretário, é de que teria havido falhas no projeto da estruturas que davam sustentação às caixas d’água responsáveis pelo abastecimento de água das localidades de Impueira, Montezídeo e Pedras do Japoré. 
Dois desses desabamentos aconteceram ainda durante o mandato do ex-prefeito Quinquinha, que mandou refazer as bases de sustentação das caixas d’água de Impueira e Montezídeo. Há cerca de duas semanas, mais um reservatório veio ao chão e quase atingiu o operador de motor Walter Bião que estava próximo do local no momento do acidente. Segundo Bião, a estrutura veio abaixo com um estrondo antes mesmo da caixa de polietileno estivesse completamente cheia.  
De acordo com Jercílio Vieira, as obras de captação e armazenamento da água são de responsabilidade da Construtora Santos e Menegazzo, da cidade de Brasília de Minas. A empresa venceu licitação para construção de quatro reservatórios com capacidade para armazenagem de 20 mil litros de água, cada um. O desmonoramento das estrutura sugere que podem ter sido utilizado material de baixa qualidade ou ainda de falha no cálculo para definir a capacidade das estruturas metálicas que serviam de suporte para os reservatórios. Contatado por e-mail e telefone celular, o ex-prefeito Quinquinha não se dignou a comentar o episódio.
Mosaico com imagens dos estragos no reservatório da Escola Conto de Fadas: problema recorrente na obras do ex-prefeito Quinquinha
Construir caixas d´água não parece mesmo ter sido algo que a administração do ex-prefeito Quinquinha Oliveira soube fazer com maestria. Há exatamente um ano, uma das caixas de abastecimento do Centro de Educação Infantil Conto de Fadas, que fica no Bairro Boa Vista, em Manga, com capacidade para 30 mil litros de água, desabou durante a madrugada, com enorme estrondo que assustou os moradores da área próxima à escola. A obra foi executada pela Construtora Ribeiro Teixeira (CRT), da cidade de Santa Maria da Vitória, na Bahia, e era tratada até então como uma das joias da coroa da gestão do ex-prefeito.
Entrou areia no asfalto
Quando ainda estava no cargo, o ex-prefeito se jactava de ter feito uma das maiores gestões no município em cinco décadas. A valer a versão dos novos mandatários do município, a fama de Quinquinha como tocador de obras não demorou muito para cair no descrédito. Uma de suas principais realizações ao longo dos quase seis anos em que comandou o município, o asfalto da saída sul da cidade, com destino a Januária, e do Bairro Santo Antônio, seria outro exemplo de obra mal planejada. 
“O município gasta muito para retirar as toneladas de terra que se acumulam sobre as pistas daquele pequeno trecho, porque a construtora responsável pelo projeto não levou em conta a correnteza que desce para a rua toda vez que chove”, crítica o deputado Paulo Guedes (PT), irmão do atual prefeito de Manga, o também petista Anastácio Guedes, e adversário político de Quinquinha. Ainda segundo Paulo Guedes, o asfalto das poucas ruas pavimentadas durante o governo Quinquinha praticamente derreteram menos de cinco anos após a entrega da obra. “Vai ser preciso fazer tudo de novo”, reclama o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário