domingo, 18 de maio de 2014

Diretamente da Indonésia, conheça a maior flor do mundo







Não são poucas as surpresas causadas pela natureza. De tempos em tempos, o mundo high-tech se vê obrigado a deixar de lado todas as novidades e invenções tecnológicas para relembrar do que de fato é feito o planeta, Terra.
Pouca gente sabe, mas nas ilhas de Sumatra e Bornéu, localizadas na Indonésia, uma espécie de planta é conhecida por ter a maior flor do mundo. Rafflesia Arnoldii é uma planta membro do gênero Rafflesia, cuja flor pode chegar até 1 metro de diâmetro e pesar inacreditáveis 11kg. Por conta de toda exuberância, a planta ganhou o singelo apelido de “flor-monstro”.
Gigante notável 
A flor, nada mais é, que um parasita que sobrevive roubando nutrientes das raízes de uma plana chamada Tetrastigma, sua hospedeira.O fato curioso dessa história é que ela não tem raízes e nem folhas, e nem sequer faz fotossíntese.
Neste caso, a flor produz uma substância cujo odor atrai insetos, que acabam presos em uma “gosma” pegajosa, permitindo que a planta se alimente deles. No entanto, a vida ativa da flor-monstro é breve e, quando aberta, dura somente de 5 até 6 dias. Por isso, é raramente vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário