sexta-feira, 16 de maio de 2014

SAMU participa de audiência sobre política de saúde mental - A partir da audiência, coordenadores do SAMU elaboraram uma pauta de atividades com objetivo de promover mais humanização no atendimento às pessoas com sofrimento mental

Alisson Miranda Coordenador de Enfermagem do SAMU Macro Norte - Foto: Jerúsia Arruda

*Jerúsia Arruda
A Câmara Municipal de Montes Claros realizou na manhã desta quinta-feira, 15/05, uma audiência pública para debater sobre as possibilidades de superação do modelo manicomial no tratamento das pessoas com sofrimento mental.
Com participação de representantes de instituições que compõem a Rede de Atenção à Saúde Mental, a audiência proposta pelo vereador Eduardo Madureira reuniu um grande público e empreendeu um rico debate em torno das questões relativas à efetivação das políticas públicas voltadas para pacientes com sofrimentos mentais e por abstinência de álcool e outras drogas.
Representando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas (SAMU Macro Norte), o coordenador de Enfermagem, Alisson Miranda Dourado, ressaltou que o atendimento psiquiátrico é um dos principais motivos de acionamento do serviço. “É um atendimento desafiador, pois muitas vezes o paciente está em crise e é preciso um cuidado especial para evitar complicações e mais sofrimento para o paciente”, observa.
De acordo com os dados apresentados pelo enfermeiro, em 2013 o SAMU Macro Norte realizou 138 atendimentos a pacientes com sofrimento mental na região ampliada de saúde Norte de Minas. Em 2014 o número subiu para 154 atendimentos. Somente em Montes Claros foram realizados 63 atendimentos. “Em 67% desses casos, o SAMU realizou o atendimento na casa do paciente, onde ele foi medicado e liberado, ou seja, não foi encaminhado a uma unidade de saúde”, relata.
Segundo o coordenador, em alguns casos, a unidade do SAMU chegou a deslocar cinco vezes em 36 horas para atender a um mesmo paciente. “Ainda não temos um serviço de assistência terapêutica prolongada no município para acolher esses pacientes, por isso é importante essa audiência, para que possamos juntos alinhar o serviço e buscar soluções para que os pacientes possam ser acolhidos na rede de assistência de forma mais humanizada e receba o melhor acompanhamento possível”, avalia o enfermeiro.
Durante a audiência, Alisson Miranda explicou que, no ano passado, o SAMU revisou os protocolos de atendimento, dispensando inclusive a presença da Polícia Militar no primeiro contato da unidade com o paciente. “O objetivo é oferecer um atendimento mais humanizado. O acionamento dos militares só é feito após o primeiro contato, quando constatada a necessidade”, esclarece.
A partir da audiência, o SAMU Macro Norte elaborou uma pauta de atividades que inclui um novo treinamento das equipes em relação ao protocolo de abordagem e atendimento ao paciente com sofrimento mental. Os primeiros treinamentos serão para os profissionais que atuam nas bases do SAMU em São João da Ponte (19/05), Guaraciama (20/05), Porteirinha (26/05), Espinosa (27/05), Gameleiras (28/05) e Janaúba (29/05).
Também serão realizadas palestras com profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Montes Claros para os socorristas do SAMU; programadas visitas das equipes do CAPS à central operativa do SAMU para troca de experiências; compartilhamento dos dados estatísticos de atendimentos a paciente com sofrimento mental realizados pelo SAMU para tomada de decisões pela Rede de Atenção à Saúde Mental, e participação efetiva do SAMU nas reuniões da Rede.
Uma reunião com os coordenadores do SAMU e a equipe do CAPS Montes Claros foi agenda para a próxima semana, quando será elaborado um cronograma das atividades a serem iniciadas ainda neste mês.
* Assessora de Comunicação CISRUN / SAMU Macro Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário