domingo, 8 de junho de 2014

Chef ensina três receitas de doces típicos de festa junina Aprenda a prepara pé de moleque, maçã do amor e curau de milho. Veja como é fácil fazer a festa em casa.

Mês de junho é época de festa junina. As festas são regadas a música, fogos, quadrilhas e muita comida gostosa. E muitos desses pratos são tradicionais em todo o Brasil. Neste domingo (12), o chef Renato Lobato ensina três receitas de doces típicos das festas juninas. Lobato vai preparar pé de moleque, maçã do amor e curau de milho.
Pé de Moleque com doce de leite
(obs: para fazer a receita tradicional de pé de moleque com rapadura, troque o doce de leite pela rapadura e o leite por 50 ml de água. O modo de preparo é o mesmo)

Ingredientes
700g de doce de leite em barra picado em cubos
70 ml de leite
½ kg de amendoim torrado e sem pele

Preparo 
Coloque o doce de leite e o leite em uma panela. Leve ao fogo e misture até o doce dissolver por completo. Cozinhe até o doce soltar do fundo da panela – “ponto do brigadeiro” –. Quando atingir o ponto, desligue o fogo e deixe o doce esfriar um pouco, mas não pare de misturar. Acrescente o amendoim na panela e misture.

Para enformar, você pode colocar o doce no tabuleiro e depois fazer o recorte ou fazer os docinhos com colher. Unte o tabuleiro com manteiga. Com uma colher, pegue uma porção e use outra colher para colocar o doce no tabuleiro.
Para o doce ficar mais “puxento”, espere cerca de uma hora e meia para comer. Para ele ficar mais firme o tempo é de pelo menos quatro horas.
Maçã do amor 


Ingredientes 
2 xícaras de açúcar cristal
½ xícara de água
½ xícara de glucose ou glicose de milho
1 colher de café de cremor de tártaro ou 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
Corante vermelho líquido ou em gel
Maçãs

Preparo
Coloque o açúcar, a água, a glucose e o vinagre, leve ao fogo e misture. Pare de misturar quando a calda levantar fervura. Depois, deixe ferver por aproximadamente 5 minutos até chegar no ponto. Para saber o ponto, retire a panela do fogo e com um palito ou uma colher, pegue um pouco da calda e jogue em um copinho com água. Se a calda virar uma bolinha que você bate e escuta barulho de vidro, este é o ponto.

Com a calda no ponto, adicione corante vermelho líquido ou em gel e misture.
Lave bem a maça, retire o cabinho, passe álcool de cereais em toda a maçã e espere secar.

Espete as maçãs em palitinhos de churrasco. Veja no vídeo uma dica especial do chef para esta receita.
Com a calda pronta na panela, mergulhe as maçãs, uma de cada vez, e deixe as secar em um tapete de silicone ou um tabuleiro.

Curau de milho verde
 

Ingredientes
8 espigas de milho
600 ml de leite
1 colher de sopa de manteiga
2 xícaras de açúcar refinado
Canela a gosto

Preparo
Retire a casca e todos os cabelos do milho use um ralador ou faca para raspar. Com o milho todo picado, jogue no liquidificador. Acrescente o leite e bata. Após bater, penere todo o creme em uma panela. Acrescente a manteiga e o açúcar e uma pitada de canela em pó.Veja no vídeo uma dica para aproveitar a borra do milho que fica na peneira.

Leve ao fogo até o curau chegar no ponto, quando ele engrossa, sempre mexendo para o caldo dissolver por completo e não grudar na panela. Quando ficar pronto, retire do fogo e sirva.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário