terça-feira, 15 de julho de 2014

Advogados ingressam com ação de improbidade administrativa contra ex-delegado da Polícia Federal em GO


A Advocacia-Geral da União (AGU), por meio da Procuradoria da União em Goiás (PU/GO), ajuizou ação com pedido de indenização contra ex-delegado de Polícia Federal por tentar angariar, ilegalmente, vantagens patrimoniais indevidas em benefício próprio e de terceiros.

O Núcleo Proativo da Coordenação de Patrimônio e Probidade da PU/GO explicou que as provas colhidas e apontadas durante o curso do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) são suficientes para amparar o ingresso, o processamento e o julgamento favorável da ação pelos atos de improbidade.

Os advogados pedem que sejam aplicadas penas previstas no artigo 12 da Lei nº 8.429/92, além do pagamento de indenização por danos morais, "visto que a divulgação de envolvimento do ex-delegado com suposto esquema criminoso pela mídia acarretou abalo à credibilidade da instituição policial a que servia".

Segundo a PU/GO, as irregularidades contra a Administração Pública foram confirmadas no Processo Administrativo Disciplinar instaurado pelo Departamento de Polícia Federal. Após concluído o PAD, a autoridade decidiu demitir o policial do serviço público federal, determinando a instauração de sindicância patrimonial para investigar indícios de enriquecimento ilícito apontado na investigação.

Na ação, a Advocacia-Geral reforçou que as condutas ilegais cometidas pelo ex-delegado quando ocupava cargo público violam deveres funcionais inerentes aos agentes públicos previstos na Lei nº 8.112/90. De acordo com as advogados, a prática ilegal também desrespeita os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade pública, vinculados aos servidores do Estado.

A Ação de Improbidade Administrativa será julgada pela 7ª Vara Federal de Goiânia/GO.

A PU/GO é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Processo nº 0023601-55.2014.4.01.3500 - 7ª Vara Federal/GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário