sábado, 23 de agosto de 2014

Mitos e verdades sobre os cabelos brancos


Mitos e verdades sobre os cabelos brancos
Alguns costumam dizer que esse é um símbolo de experiência e sabedoria, outros consideram um horror, pois são o sinal mais claro da passagem do tempo. O fato é que muitas coisas são pensadas e ditas a respeito dos cabelos brancos, e nesse artigo falaremos sobre diversos mitos e verdades sobre esse assunto.

Cabelos brancos: fantasias e realidade

O que é certo na teoria que diz que se tirarmos um cabelo branco nascerão sete? Qual é o motivo pelo qual o cabelo começa a ficar branco? Por que algumas pessoas apresentam cabelos brancos antes da maioria? Todas essas perguntas têm respostas e não são as únicas:

O processo de branqueamento dos cabelos está relacionado com o passar dos anos

Essa é uma verdade (até certo ponto). É fato que os cabelos brancos, na maioria dos casos, surgem com a idade, já que isso tem a ver com o processo de envelhecimento da pele.
Assim, eles são consequência da falta de melanina, o pigmento que dá cor ao cabelo. Cada pessoa tem ritmo e capacidade próprios de produzir a melanina, por isso é que algumas pessoas, ainda jovens, aos 25 anos, por exemplo, já apresentam cabelos brancos enquanto outras com mais de 50 anos mantêm sua cor natural.
cabelos-brancos1

Ao arrancar um cabelo branco, nascem mais sete

Falso. Ainda não há fundamentos científicos que validam esse rumor. Não existe a possibilidade de avaliar o que ocorre quando arrancamos um primeiro fio branco de cabelo, algo que aliás, a maioria das pessoas faz. Não é possível analisar se essa é ou não a razão pela qual nascem novos cabelos brancos ou se se trata simplesmente da ação da “mãe natureza”.

Cabelos brancos crescem mais rápido

Essa informação é 50% verdadeira. Existem pesquisas que indicam que o tamanho do cabelo branco cresce mais rápido quando seu pigmento é mantido, porém, outros estudos informam que o crescimento é igual ou menor em outras etapas da vida.
cabelos-brancos2

O estresse fomenta o surgimento de cabelos brancos

Falso (precisa de comprovações). É um pouco complicado determinar se um “pico de estresse” hoje, fará com que nasçam cabelos brancos amanhã. A pressão que sofremos como sociedade não deixa ninguém ileso, e nem por isso existem mais pessoas com cabelos brancos nas ruas do que a cinquenta anos atrás.
Existem grupos familiares com maior tendência de apresentar cabelos brancos do que outros devido a fatores genéticos relacionados à perda da cor do cabelo.

Os cabelos brancos são mais resistentes do que os cabelos com pigmentação

Essa é uma meia verdade. O tamanho do diâmetro de um cabelo branco em relação a um cabelo normal é desconhecido, porém, é verdade que a refração da luz pode torná-lo mais grosso. De acordo com cada pessoa, os cabelos brancos podem nascer mais resistentes ou ter uma estrutura mais “robusta”.

Os cabelos “brancos”, na verdade são cinzas

Falso. A mistura da cor escura do cabelo com a cor dos cabelos brancos causa um efeito visual que faz com que os cabelos brancos pareçam cinzas. Mas, na realidade, a cor dos cabelos “brancos” é amarela, nem branco, nem cinza.
Isso porque nesses casos o que predomina é apenas a tonalidade sem a queratina ou melanina correspondente. Segundo o tipo de medula do cabelo ele pode ser mais amarelado ou mais esbranquiçado.
cabelos-brancos3

A falta de vitamina B acelera o processo de branqueamento do cabelo

Verdadeiro. Pessoas ainda jovens (com menos de 35 anos) que já apresentam cabelos brancos, podem ter uma carência de vitamina B, principalmente das do complexo B5 e de ácido pantotenico. Para resolver o problema, essas pessoas podem recorrer ao consumo de um complexo vitamínico ou de alimentos que contenham tais substâncias.

O cigarro ajuda no crescimento de cabelos brancos

Essa também é uma meia verdade. Esse caso é o mesmo daquele relacionado ao estresse, que já comentamos acima. Fumar é prejudicial, e a única certeza que podemos ter é de que em algum momento esse hábito nos trará problemas.
Existem algumas pesquisas que indicam que pessoas com o hábito de fumar apresentam maiores possibilidades de desenvolverem cabelos brancos mais cedo, mesmo que isso esteja também relacionado aos fatores genéticos.

Cabelos brancos só podem ser tingidos com coloração permanente

Falso. Existem muitos tratamentos para disfarçar os cabelos brancos, e não devemos  nos deixar levar por esse mito de que a tinta permanente é a única técnica que funciona. Existem colorações naturais, remédios à base de ervas ou tinturas de hena que são menos nocivas para os cabelos.
cabelos-brancos4

Os cabelos brancos são “reversíveis”

Falso. Não existe nenhum estudo que indique que uma pessoa pode voltar a ter o cabelo em sua cor natural sem recorrer a pintura ou sem consumir algum alimento ou fármaco específico. Assim que surgem os cabelos brancos, o processo é permanente e não há maneiras de recuperar o tom perdido.

É possível desenvolver cabelos brancos devido a traumas

Falso. Com certeza muita gente já escutou os avós reproduzirem essa teoria. Ela se enquadra no mesmo caso da teoria do estresse, ou seja, é praticamente impossível que uma pessoa, por algum desgosto, possa acordar numa bela manhã com alguns cabelos brancos. Existe um relação entre um episódio traumático e os cabelos brancos, mas essa relação é a longo prazo.

Tomar muito sol faz com que cresçam cabelos brancos

Falso. A luz solar pode clarear um pouco cabelos castanhos, mas não existe uma evidência científica que indique que uma exposição maior aos raios ultravioleta possa fazer com que surjam cabelos brancos, ou possa branquear o cabelo.

Os cabelos brancos têm causas genéticas

cabelos-brancos5
Absolutamente verdadeiro. A genética é o que determina a idade média em que uma pessoa começará a apresentar cabelos brancos. Faça um teste, analisando seu histórico familiar e você descobrirá qual é sua tendência. O que está escrito em seu DNA, ninguém pode apagar.
Imagens oferecidas por Kat N.L.M, Conor Lawless, Eric McGregor, Homini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário