sábado, 1 de novembro de 2014

Alimentos ricos em zinco

Os alimentos ricos em zinco são de origem animal e servem para fortalecer o sistema imune, deixando o organismo mais forte no combate a doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.
Assim, a falta de zinco no organismo pode provocar alteração na sensibilidade dos sabores, queda de cabelo, dificuldade de cicatrização e até problemas de crescimento e desenvolvimento nas crianças.
Alguns alimentos ricos em zinco podem ser:

Outros alimentos ricos em zinco

Alimentos fonte de zinco

As principais fontes de alimentos ricos em zinco são ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.  Já as frutas e hortaliças, em geral, são pobres em Zinco e são menos aproveitadas pelo organismo.
O zinco (Zn) está presente em maior quantidade no corpo humano no cabelo, pele, olhos, próstata, unha, fígado, pâncreas, músculo, ossos e glândulas que, na verdade, são locais de armazenamento deste microelemento.  A excreção do zinco é feita pela urina, cabelo, descamações de pele e sêmen.

Tabela de alimentos ricos em zinco

Esta lista apresenta os alimentos com maiores quantidades de zinco.
AlimentosPeso (g)Zinco (mg)
Ostras cozidas10039
Carne de boi assada1008,5
Peru cozido1004,5
Carne de vitela cozida1004,4
Fígado de frango cozido1004,3
Sementes de abóbora574,2
Feijão de soja cozido864,1
Cordeiro cozido1004
Amêndoa783,9
Amendoim723,5

Para que serve o zinco

O zinco é importante para a manutenção da imunidade do organismo, participa também dos processos que garantem boa maturação sexual, fertilidade e reprodução.
A carência do zinco pode causar diminuição da sensação de paladar, anorexia, apatia, retardo do crescimento, queda de cabelo, retardo da maturação sexual, baixa produção de esperma, queda de imunidade, intolerância à glicose. Enquanto que o excesso de zinco pode se manifestar através de náuseas, vômito, dores abdominais, anemia ou deficiência de Cobre.

Ingestão adequada de Zinco

A recomendação de ingestão diária varia de acordo com a fase da vida.
Faixa etáriaRDA zinco
1 – 3 anos     3,0 
4 – 8 anos     5,0
9 – 13 anos   8,0 
14 – 18 anos (Homens)11,0
14 – 18 anos (Mulheres)9,0 
> 18 anos (Homens)11,0 
> 18 anos (Mulheres)8,0 
O teor de zinco sérico deve variar entre os  70 a 130 mcg/dL de sangue e na urina é normal encontrar-se entre 230 a 600 mcg de zinco/ dia.

Um comentário:

  1. Estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre o que uma boa empresa de empréstimo de confiança fez por mim. Meu nome é Nikita Tanya, da Rússia e sou uma adorável mãe de 3 filhos. Perdi meus fundos ao tentar conseguir um empréstimo que foi tão difícil para mim e para meus filhos, que fui online para buscar um empréstimo e toda a esperança se perdeu até um dia fatídico quando conheci este meu amigo que recentemente conseguiu um empréstimo de um homem muito honesto, o Sr. Benjamin. Ela me apresentou a este honesto oficial de empréstimo, o Sr. Benjamin, que me ajudou a conseguir um empréstimo dentro de 5 dias úteis, serei eternamente grato ao Sr. Benjamin, por me ajudar a recuperar meus pés novamente. Você pode entrar em contato com o Sr. Benjamin por e-mail: 247officedept@gmail.com eles não sabem que estou fazendo isso por eles, mas tenho que fazê-lo porque muitas pessoas que estão precisando de um empréstimo estão lá fora, por favor, venha até este homem honesto e você também pode ser salvo. O que é que oApp:(+1 989-394-3740)

    ResponderExcluir