quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Em disputa acirrada, Manoel Matos foi escolhido presidente pelo critério da idade


O presidente da Câmara de Januária, vereador Ademir Batista, o Ademir Paraguay (Solidariedade), não quis pagar para ver. Como ordem judicial é para ser cumprida e não discutida, Paraguay afastou o vereador Cláudio Jorge Santos Azevedo, o Claudinho Despachante (PTdoB), pouco antes da eleição para escolha do novo presidente da Casa.
Um mandado de segurança expedido pela juíza titular da segunda vara da Comarca local, Karen Castro dos Montes, na tarde da segunda-feira (15), determinava à Mesa Diretora que decretasse a imediata perda do mandato de Claudinho Despachante, vereança com sentença com trânsito em julgado desde o mês de setembro, quando o processo em que é réu passou pelo crivo do Supremo Tribunal de Justiça (STJ). A cadeira de Claudinho Despachante é reivindicada pelo suplente de vereador Itamar Magalhães Viana, o Itamar da Cemig (PT do B). A Constituição Federal prevê que agentes públicos condenados em grau máximo de recurso têm perda automática do mandato eletivo, porque não é mais possível recurso.
Ademir Batista adiou o afastamento do amigo e aliado Claudinho Despachante até o limite, mas, aconselhado por seus advogados, resolveu não arriscar em desobedecer a ordem judicial que indicava a perda do mandato, para não colocar a eleição da Câmara sub judice.Com o voto de 14 dos 15 vereadores em plenário, Manoel Matos (PV), apoiado por Ademir, foi eleito para presidir a Casa pelos próximos dois anos. Matos venceu o concorrente Rodrigo Fernandes (PTC) pelo critério do desempate que leva em conta a idade do parlamentar. Cada um deles recebeu sete votos.
O radialista João Antônio Ferreira Lopes, o Jota Ferreira (PTdoB), vai ocupar uma das duas vice-presidências também por ser mais velho que o seu oponente. Já o presidente Ademir Batista foi eleito secretário da nova composição ao bater o colega Pedro Osório (PSDC) por oito votos a seis. De certa forma, Ademir, que pleiteou mudar a Lei Orgânica do município para ter direito a se reeleger para novo mandato, cede os anéis para não ficar sem os dedos. Uma fonte diz que ele vai mandar muito na futura Mesa Diretora. A segunda vice-presidência fica com Silas Brasileiro, que bandeou para o lado adversário ao prefeito Manoel Jorge (PT) na undécima hora, ao derrotar a candidata Renata Lélis (Solidariedade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário