sábado, 28 de fevereiro de 2015

Janaúba - RUAS E AVENIDAS INUNDADAS REVELAM A DEFICIÊNCIA DE DRENAGEM NA CIDADE DE JANAÚBA; INUNDAÇÕES FORAM EM VIRTUDE DA CHUVA, FATO RARO DE ACONTECER NOS ÚLTIMOS ANOS, NA TARDE DE 27 DE FEVEREIRO


Foto Raimundo Chafiq
Rua na Cohab, região do bairro Ribeirão do Ouro, em Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Calor e mais calor e nada de chuva. Essa foi a cena vivida pelos moradores de Janaúba em janeiro e no mês de fevereiro. Mas, antes que o segundo mês do ano terminasse eis que o solo desta cidade foi naturalmente molhado. Isso mesmo, choveu na tarde de ontem, sexta-feira, 27 de fevereiro, penúltimo dia de fevereiro.
Foto Raimundo Chafiq
Rua inundada no Conjunto Habitacional (Cohab) José Manoel da Silva, em Janaúba.
Choveu em Janaúba. Isso provocou alvoroço e surpresa na população que há dias presenciava a formação de nuvens propícias para o índice pluviométrico, porém não caía nenhuma gota. Mas, ontem não. No final da tarde de ontem foi diferente e até parece que a famosa expressão “águas de março” antecipou.
Foto Raimundo Chafiq
Inundação em ruas nas Casas Populares (Cohab) na cidade de Janaúba volta a se repetir.
A chuva veio acompanhada de trovoadas suficientes para assustar àqueles que não estavam atentos à mudança climática ou então desacostumado com os trovões em solo gorutubano. E a terra ficou molhada para alívio de muitos com receio de um longo período de estiagem. Pelo menos houve a interrupção no calor em Janaúba, já que em outros municípios da região já havia chovido mais de uma vez nos últimos dias, inclusive na zona rural de Janaúba.
Terra molhada, cheiro de chuva. Isso é o que a população de Janaúba queria. Porém, a chuva da tarde de ontem, sexta-feira, dia 27 de fevereiro, trouxe transtornos para algumas pessoas. Não há registro de pessoas feridas por causa da chuva, mas o fato causa indignação.
Foto Adriana Caroliny
Esquina da avenida Inconfidentes com a avenida Santa Mônica, bairro São Gonçalo, em Janaúba.
Ruas no Conjunto Habitacional José Manoel da Silva (Cohab), o mais antigo conjunto habitacional Janaúba também conhecido como Casas Populares, que fica na região do bairro Ribeirão do Ouro, voltaram a ser inundadas. Sim, esse problema é antigo. A chuva de ontem aliada com a deficiência na drenagem fez com que a água ficasse retida em ruas da Cohab provocando a inundação da via e, consequentemente, deixando moradores ilhados.
Em outros pontos de Janaúba também houve alagamento em vias públicas. Exemplo disso foi na esquina das avenidas Santa Mônica e Inconfidentes, nas proximidades do Hospital e Maternidade da Fundajan, no bairro São Gonçalo. Nesse local foi formado “um rio” temporário. O acúmulo de água nesse trecho das avenidas é fato antigo, muito antes da pavimentação e urbanização do bairro São Gonçalo. Durante a pavimentação da avenida Santa Mônica foi implantada nessa via um sistema de drenagem, porém o mesmo demonstra não comportar a demanda de água pluvial oriunda da região da avenida Manoel Atayde e vias adjacentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário