segunda-feira, 30 de março de 2015

10 alimentos que fortalecem os rins

O rim é um dos órgãos mais importantes de nosso organismo, afinal suas funções previnem muitas doenças e mantém o bom funcionamento de nosso organismo de um modo geral.
Dentre as funções mais importantes do rim está a eliminação de toxinas encontradas no sangue e também a eliminação de rejeitos que nosso corpo não necessita por meio da urina.
Muitos fatores podem prejudicar os rins e como consequência começamos a apresentar doenças renais que, inclusive, podem se tornar graves. Por isso a importância de manter hábitos de vida saudáveis, para manter uma boa saúde renal e com isso garantir que suas funções se desempenhem sem maiores problemas.
Um dos fatores que mais influenciam na saúde renal é a alimentação. Existem alimentos que podem afetar a saúde dos rins, em contrapartidaexistem aqueles que nos ajudam a fortalecer e manter esse órgão saudável.A seguir, falaremos sobre aqueles alimentos que devem ser adicionados à alimentação caso seu objetivo seja o fortalecimento dos rins.

1. Beterraba

A beterraba é um alimento rico em nutrientes que lhe conferem inúmeras propriedades, dentre as quais encontramos a capacidade de ser diurética e desintoxicante, o que favorece muito a saúde renal.
Por ser rica em potássio é recomendada para fortalecer e limpar os rins, o fígado e a vesícula biliar. Para aproveitar seus benefícios o mais indicado é preparar um suco de beterraba com cenoura, ou incluí-la em diferentes receitas de salada.

2. Mirtilo

mirtilos3
O mirtilo é um excelente desintoxicante renal e, além disso, também é capaz de limpar a bexiga. Suas propriedades fortalecem o funcionamento dos rins e o previnem de infecções uma vez que evitam o desenvolvimento de bactérias. É recomendável tomar o suco de mirtilo preferencialmente em jejum.

3. Cereais integrais

São grandes fontes de fibras, o que promove a eliminação de toxinas e rejeitos. Os cereais ajudam o organismo a eliminar a retenção de líquidos e graças a isso, também desintoxicam os rins.

4. Salsão

Salsao-para-emagrecer
Esse alimento é composto por água, sais minerais e vitaminas como a E, betacaroteno (ou provitamina A), vitamina C, folatos, dentre outros. É recomendado para limpar naturalmente os rins e eliminar os rejeitos do organismo devido à sua composição e suas propriedades diuréticas. Para consumi-lo, uma boa opção é preparar um suco, uma infusão ou adicioná-lo a saladas.

5. Cebola

A cebola é rica em flavonoides, principalmente o conhecido como quercetina, um potente antioxidante que favorece a órgãos como os rins e o coração. Suas propriedades também permitem que regule o metabolismo e ajude a eliminar as toxinas das quais o corpo não precisa.

6. Morango

dieta-do-morango-para-emagrecer
O morango é um poderoso antioxidante, ajudando a proteger as estruturas celulares do organismo e prevenindo danos causados pela oxidação. Incluir mais morango em sua alimentação favorecerá a saúde dos rins, prevenindo-o de inflamações e ajudando a limpá-lo naturalmente, já que também é capaz de promover a eliminação de rejeitos do organismo.

7. Melancia

A melancia é uma das melhores opções para fortalecer os rins e combater a doenças das vias urinárias. Além de ser uma fruta deliciosa, é composta por 93% de água, apenas 20 calorias para cada cem gramas, é um potente antioxidante e uma rica fonte de vitaminas e sais minerais como o potássio e o magnésio.
Essa grande aliada dos rins é recomendada para tratar e prevenir problemas como a cistite, a litíase renal, a uretrite e a retenção de líquidos.

8. Abacaxi

Receitas-com-abacaxi
O abacaxi é um dos alimentos diuréticos mais poderosos e suas propriedades o transformam em um grande aliado no fortalecimento dos rins. Essa fruta exótica é uma rica fonte de vitamina C, potássio e enzimas bromelaínas, que em conjunto ajudam a combater infecções, reduzir inflamações, estimular a digestão e reduzir o risco de sofrermos de cálculos renais.

9. Batata

A batata é cheia de vitaminas e minerais que ajudam na prevenção e no tratamento de cálculos renais. É conhecida por ser uma boa fonte de amido, potássio, magnésio, cálcio, fósforo, vitaminas B e C, as quais atuam de forma poderosa para fortalecer o rim, dissolver cálculos renais e depurar esse importante órgão.
O mais recomendável ao consumi-la é fervê-la com a casca ou preparar uma bebida apenas com a casca. Também é possível comê-la crua ou assada.

10. Agrião

agriao
O agrião tem propriedades diuréticas que o transformam em um ótimo remédio para limpar os rins. Essa planta é capaz de prevenir e combater a formação de cálculos renais ou vesiculares, combater a retenção de líquidos e favorecer a eliminação de toxinas. Para consumi-lo basta extrair seu suco e tomar sem adoçantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário