terça-feira, 28 de abril de 2015

5 problemas que surgem quando dormimos mal

5 problemas que surgem quando dormimos mal

Dormir mal é um dos problemas mais comuns entre os adultos. Essa situação pode ser causada por diferentes motivos, porém, seus efeitos podem ser sumamente nocivos para a saúde. Inclusive, em casos extremos, dormir mal pode levar à morte. É por isso que, a seguir, apresentaremos cinco corriqueiros problemas advindos de noites de sono mal dormidas.

1. Contraímos mais doenças

Um dos sintomas mais evidentes de que estamos dormindo mal, ou pouco, é que nosso sistema imunológico se debilita. Essa debilidade se manifesta em uma maior propensão a contrairmos doenças, principalmente aquelas causadas por vírus e bactérias, como a gripe, por exemplo. Portanto, se estivermos constantemente doentes talvez seja um indicativo de que estamos descansando pouco.
De fato, o sistema imunológico é o que mais sofre devido à má qualidade do sono. Quando dormimos melhor é quase certo que as doenças diminuem e nos sentimos muito melhor.

2. Nossos horários para dormir variam

Dormir
Quando dormimos mal os ciclos ou horários de sono costumam se alterar. Assim, um sintoma claro disso é que se torna mais trabalhoso conciliar o sono e, do contrário, acordamos com muita facilidade e muito cedo, antes dos horários programados.Evidentemente, isso tem outras consequências que podem ser muito perigosas para o organismo.
Inclusive, esse aspecto pode ser considerado como algo dual, já que a mudança de horários faz com que durmamos mal e, por sua vez, esse fato é um dos sintomas principais. É por isso que precisamos dar atenção ao assunto, já que muitas pessoas não se importam e arcam com graves consequências.

3. Cansaço crônico

Uma das consequências do sintoma anterior, e também um sinal de que estamos dormindo mal, é o cansaço crônico. Isso quer dizer que se sofre de cansaço durante um período amplo de tempo, o qual frequentemente costuma aumentar.
Esse cansaço nos impossibilita de realizar várias atividades ou fazê-las mal. O mais comum é ter um baixo rendimento no trabalho ou não poder realizar atividades comuns. De fato, tudo isso pode ter graves consequências. Por exemplo, nos sentirmos cansados o tempo todo pode causar acidentes de trabalho ou de qualquer outro tipo, que colocam a vida em risco.

4. Mal-estar estomacal

Gases-estomacais
Dormir mal também tem consequências em nosso sistema digestivo, principalmente no caso das mulheres. Quando isso acontece, experimentamos quadros de diarreia e de prisão de ventre, já que o ciclo regular de digestão é alterado. Ainda, não é raro sentir o estômago pesado e má digestão depois de comer. Algumas doenças, como a gastrite e a colite, por exemplo, podem estar relacionadas a isso.

5. Consumo de produtos com muito açúcar

Devido à falta de energia, dormir pouco faz com que nosso corpo sinta a necessidade de consumir produtos ricos em açúcar, principalmente doces. Dessa forma, se comemos em excesso esse tipo de produto, muito provavelmente engordaremos sem motivo aparente, talvez esse seja um sintoma de que estamos dormindo mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário