terça-feira, 28 de abril de 2015

Como tratar o terçol de forma caseira?

Como tratar o terçol de forma caseira?

Primeiramente devemos saber que o terçol é uma inflamação de alguma das glândulas localizadas na base dos cílios, por isso, não é um problema grave, mas pode chegar a ser muito doloroso e incômodo. Comumente o problema é causado por uma infecção bacteriana.

O terçol externo é uma inflamação avermelhada e mole ao tato, localizada na borda da pálpebra que tende a sumir sozinha em pouco tempo. Ainda, no lugar da lesão é possível ver um nódulo duro e muito doloroso. Os terçóis internos normalmente se localizam mais longe da borda da pálpebra e costumam demorar muito mais para curar se comparados aos terçóis internos.

Tratamentos

  • Não é recomendável tentar apertar, esfregar ou tirar o terçol ou qualquer outra inflamação das pálpebras. É melhor deixar que se drenem sozinhos.
  • O tratamento consiste em seguir as medidas higiênicas que ajudem a manter a região limpa, para que essa forma possam prevenir infecções.
  • Aplicar compressas quentes para liberar a obstrução das glândulas pode ser de grande ajuda.
  • É recomendável aplicar gotas com antibióticos, pois costumam ser muito eficazes quando sofremos de conjuntivite por contaminação direta.
  • Não é recomendável usar nenhum tipo de maquiagem nos olhos, pois seus componentes químicos podem piorar a situação.
  • chá de camomila contém calmantes que ajudarão a reduzir o inchaço e a dor, como também extrair a umidade. Basta colocar uma bolsa de chá de camomila em uma xícara de água quente durante alguns segundos, depois retirar a bolsa e deixar repousar até que seja possível colocá-la nos olhos. Quando estiver mais fria, escorra-a e aplique diretamente no olho afetado, retire quando estiver fria e repita o processo quantas vezes forem necessárias.

Receitas da vovó…

menta

  • Cebolinha. Corte a cebolinha, separando as folhas do talo. Ela soltará uma substância (parecida com uma baba), aplique-a diretamente na região afetada.
  • Esquente um ovo (a uma temperatura suportável) e coloque-o diretamente no terçol, deixe por cinco minutos.
  • Macere várias folhas de hortelã e aplique no terçol como um emplasto. Deixe atuar por cinco minutos e retire com água quente.
  • Prepare uma infusão de calêndula com uma colher de pétalas secas da planta para cada meio litro de água. Coe o líquido e molhe uma gaze nele, coloque a gaze na pálpebra afetada e deixe atuar até esfriar.

Evite o terçol

Esfregar os olhos quando eles coçam é algo comum e habitual é o que acontece quando, por exemplo, nossos olhos estão irritados ou inflamados. As crianças costumam fazer isso com mais frequência quando estão cansadas, porém, esse tipo de comportamento é o verdadeiro responsável pelo desenvolvimento da maioria dos casos de terçol.
Remedios-naturais-para-o-tercol
Precisamos nos acostumar a reprimir a necessidade de levarmos as mãos aos olhos, assim evitaremos infecções ou um possível contágio. Como forma de prevenção, devemos manter uma boa higiene das mãos em todos os momentos possíveis, procurando mantê-las sempre bem limpas.
Lavá-las bem com água e sabonete após chegar em casa, ou depois de terminarmos alguma atividade manual, afinal, é preciso eliminar as bactérias adquiridas ao longo do dia.
Outra maneira de evitar o terçol é consumindo vitamina A o suficiente, pois ela colabora para aumentar as defesas do sistema imunológico. Mas, atenção: essa vitamina se perde durante o cozimento, por isso é preciso ficar atento ao cozinhar alimentos que a contenha, como, por exemplo, ovos, carnes vermelhas, cenoura, tomate, abóbora, espinafre e alface, dentre outros que serão de muita ajuda para prevenir esse tipo de problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário