quinta-feira, 30 de abril de 2015

III Semana de Saúde Mental e Inclusão Social discute relação entre cidadania e saúde mental


Ampliar o diálogo sobre a Reforma Psiquiátrica e aprofundar reflexões e construções de horizontes e respostas. Estes são os objetivos da III Semana de Saúde Mental que será realizada entre os dias 18 e 22 de maio, no Campus Pampulha, Campus Saúde e na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais.
O tema desta edição, “Cidadania e saúde mental”, será abordado pela proposição e realização das diversas mesas redondas, rodas de conversa, oficinas e, principalmente, pela participação de todos na manifestação pública, que celebra anualmente, no dia 18 de maio, a luta antimanicomial.
Para participar de todas as atividades durante a Semana o investimento é de R$30; para participar de apenas uma atividade na qual tenha interesse, R$10. As iscrições podem ser feitas na página da Fundep.  Os usuários e familiares da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) não precisam pagar para participar da Semana.
Promovido pelos componentes do PASME (Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental), Programa POLOS DE CIDADANIA, Pró Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais – PROEX UFMG, Conselho Regional de Psicologia e Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Minas Gerais – ASUSSAM-MG, o evento tem como público-alvo estudantes e professores de diversos cursos de graduação da UFMG e outras instituições, usuários e familiares dos serviços substitutivos de saúde mental, profissionais e pesquisadores de saúde mental.
Paralelamente a III Semana de Saúde Mental, promovido pelo Departamento de Psicologia e pela Escola de Enfermagem, acontecerá também o Pré Congresso da International School Franca Franco Basaglia, que ofertará mesas redondas, seminários e atividades preparatórias para o II Congresso, que será realizado em 2016, no Brasil. Este evento, que apoia e valoriza os processos de desinstitucionalização, reúne uma rede composta por diversos países e é coordenado pela rede de saúde mental de Trieste, Itália.
Inscrição de trabalhos
O prazo para inscrição dos trabalhos será até o dia 10 de maio de 2015. A seleção de trabalhos será realizada a partir da análise resumo de projeto de extensão em PDF. O texto deve constar de: tema, metodologia, principais realizações. O resumo deverá ser enviado para o email: pasmeufmgeventos@gmail.com
O resultado será divulgado no dia 06 de maio de 2015, por meio do e-mail acima.
Para envio de proposta, o pagamento de inscrição de participação na III SEMANA DE SAÚDE MENTAL E INCLSUSÃO SOCIAL é obrigatório. A Inscrição deverá ser realizada na página da Fundep.
Em caso de reprovação do trabalho submetido, o valor da taxa de inscrição paga será devolvida.
Medidas do BANNER:
O Banner deve ter as seguintes dimensões: 90 cm de altura e 60 cm de largura.
O banner deve ser ilustrado criativamente e deve conter informações de contato do expositor.
Os trabalhos selecionados serão expostos entre os dias 19 a 21 de maio, na Praça de serviços e no Saguão do Prédio da Reitoria (campus Pampulha) e em espaços reservados para a atividade na Faculdade de Medicina e de Enfermagem (Campus da Saúde) da Universidade Federal de Minas Gerais. A exposição será auto instrutiva.
O banner de apresentação deve ser organizado de forma a facilitar o entendimento da ação de extensão, sendo que devem ser destacadas as seguintes informações: instituição de ensino superior responsável; coordenador e demais membros da equipe; local de execução da ação de extensão; formas de apoio recebidas para a execução da ação; metodologias utilizadas; formas de participação da comunidade externa (se aplicável); avaliação da ação; tanto em relação ao seu desenvolvimento como dos resultados obtidos, e publicações vinculadas à ação (se aplicável).
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail ufmgpasme@gmail.comno site do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário