quinta-feira, 30 de abril de 2015

O que pode causar hemorroidas? Qual é o tratamento?

O que pode causar hemorroidas? Qual é o tratamento?

As hemorroidas são inflamações que se produzem nas veias da zona inferior do reto ou do ânus, as quais ao se dilatarem em excesso, passam a ser uma série de veias varicosas. Estas inflamações são bastante incômodas e inclusive chegam a ser dolorosas. Podem ser de nível interno, externo ou em ambas as partes ao mesmo tempo.

Quais são os sintomas das hemorroidas?

Quando as hemorroidas são leves não tendem a apresentar sintomas que indiquem que algo está realmente acontecendo. No entanto, quando a situação se agrava, os seguintes sintomas podem ser observados:
  • Sangramento ao defecar.
  • Prolapso: uma espécie de nódulo que aparece quando as hemorroidas saem do interior do ânus, podem ser dolorosas e difíceis de introduzir de novo.
  • Secreção: um muco que se origina da própria mucosa anal, o qual comumente é produzido pelas hemorroidas internas.
  • Irritação: ocorrem normalmente junto com a secreção, tendem a causar coceira e sensação de queimação.
  • Dor: quando a hemorroida é interna não tende a apresentar este sintoma. No entanto, quando é externa, a pressão do anel anal produzirá incômodos e dor.

Alimentos que podem influenciar no desenvolvimento das hemorroidas

A alimentação tende a ser a causa principal da aparição de hemorroidas. Uma má alimentação pode produzir prisão de ventre, diarreia e outros problemas digestivos que afetam a área em que se produz este problema. E como consequência começa a sofrer com esta moléstia.
Existem certos alimentos que influenciam mais que outros na aparição das hemorroidas, ao conhecê-los será interessante começar a reduzir seu consumo e optar por uma dieta com alimentos mais saudáveis. A seguir mencionaremos os alimentos que mais podem causar a aparição deste problema. 

Alimentos açucarados

Evitar-engordar-si-comemos-dulces
Quando incluímos na dieta altas doses de açúcar refinada, somos mais propensos a sofrer com a prisão de ventre, movimentos intestinais tensos e finalmente inflamação das veias retais e anais. Estes tipos de alimentos tendem a ser uma causa comum das hemorroidas, e enquanto você seguir incluindo grandes quantidades deste alimento em sua dieta será muito difícil se curar deste mal-estar.
O consumo excessivo de açúcar também pode influenciar no desenvolvimento de outros problemas de saúde, como o refluxo ácido, úlceras, síndrome do intestino irritável, diverticulite, doença celíaca, câncer de cólon, pancreatite, cirrose, hérnias, entre outros.

Alimentos salgados

Está claro que o consumo excessivo de sal é um dos causadores da hipertensão. Ao se elevar a pressão arterial, as veias do reto e do ânus estão mais propensas a se inflamarem e a desenvolver hemorroidas.

Bebidas alcoólicas

alcooll-500x325
Ser consumidor de bebidas alcoólicas é um fator que causa hemorroidas. Estes tipos de substâncias desidratam o organismo e como consequência causa má digestão e prisão de ventre.

Outras causas das hemorroidas

Além de uma má alimentação, as hemorroidas também podem ser produzidas por outros fatores comuns como, por exemplo, a gravidez. Estar sentado no vaso sanitário durante muito tempo, o envelhecimento, a genética, a obesidade, a má digestão, os movimentos intestinais bruscos, o esforço durante as evacuações e algumas doenças como a cirrose hepática.

Tratamento para as hemorroidas

As hemorroidas são um problema causado principalmente por uma má alimentação, é por isso que a primeira etapa para tratar este problema é optar por uma dieta saudável, rica em fibras e alimentos hidratantes que favoreçam o bom funcionamento digestivo. Também se deve consumir pelo menos 2 litros de água diários e ter hábitos saudáveis como o exercício.

Terapias frias

Para reduzir a inflamação que se produz na área do reto e do ânus, um dos remédios mais efetivos será colocar uma bolsa com gelo ou algo muito frio nesta área.

Alho

Ajo-500x325
O alho é um tratamento forte contras as hemorroidas e muito efetivo. Reduz a inflamação e é ideal para aquelas hemorroidas que vêm da parte interna do ânus, já que ajuda a encolher aqueles nódulos que são incômodos e dolorosos.
Aplique uma pequena quantidade de alho diretamente sobre a área afetada, de imediato você sentirá uma sensação de ardor, mas isto terá um efeito anti-inflamatório. Deixe atuar por 2 minutos e depois tome um banho para retirar o alho.

Banho quente

A água quente possui um efeito relaxante e anti-inflamatório. Para reduzir as moléstias, a dor e o inchaço das hemorroidas, pegue água quente e coloque em uma bacia, se sente por 15 minutos sobre ela e repita o processo todos os dias.

Sementes de linhaça

Linaza-molida-para-perder-peso-500x325
Incluir na dieta sementes de linhaça é ideal para reduzir o risco de sofrer com as hemorroidas e também é perfeito para tratá-las. As sementes de linhaça são ricas em fibras, absorvem muita água e formam uma massa gelatinosa, que favorece a boa digestão, ajuda a eliminar os resíduos corretamente, previne a prisão de ventre e atua como um laxante natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário