terça-feira, 28 de abril de 2015

Razões para deixar de consumir açúcar

Razões para deixar de consumir açúcar

O açúcar é um produto muito antigo que é extraído da cana. Dizem que a cana de açúcar era cultivada na Índia e ficou conhecida pelos gregos e romanos como o mel da Índia. Já para os chineses há muitos anos, o processo de extração e refinamento da cana-de-açúcar já era bem conhecido.

Mas você sabia que hoje em dia, denomina-se açúcar todos os hidratos de carbono que se dissolvam na água com facilidade? São incolor, inodoros, normalmente cristalizados e todos têm obviamente um sabor doce.
O açúcar é uma substância altamente aditiva da mesma forma como as drogas e, pelo geral provoca estragos na nosso organismo, já que quando consumimos açúcar em excesso, o sistema imunológico se debilita durante seis horas, o que nos ocasiona maior vulnerabilidade aos germes e vírus. Por outro lado, o açúcar reduz o desejo de comer alimentos que são nutritivos como as verduras, o que nos resulta em deficiências nutricionais.

E, o excesso no consumo de açúcar?

açucar
O excesso no consumo de açúcar é o principal culpado da maioria das enfermidades que se desenvolvem em nosso corpo. O açúcar que consumimos diariamente é de forma artificial, o que faz com que não contenha nenhuma classe de vitaminas e minerais que nosso corpo necessita
Analisando do ponto de vista nutricional, o açúcar não aporta nada benéfico,  ao contrário ,ele rouba do organismo minerais e vitaminas.Também pode causas danos no processo metabólicos de nosso corpo, já que o seu uso em excesso trás muitas consequências à nossa saúde e um dos mais conhecidos é o diabetes

Algumas razões para não consumir o açúcar refinado

O açúcar pode ser aditivo, inclusive pode chegar a ser tão aditivo como a cocaína,  afirma endocrinologista Sr. Robert Lustig. Outro especialista no assunto, Dr. Mehmet Oz, recentemente publicou um estudo onde afirma que quando ingerimos açúcares, estimula-se a liberação  de dopamina no cérebro pelo qual nos faz sentir prazer
O consumo de açúcar em excesso aumenta o risco de padecer de câncer, ao ser considerado um dos causadores da obesidade e elevar os níveis de insulina,  e esta causa a reprodução de cédulas cancerosas.

O consumo de açúcar  é maléfico para seu coração. Quando segue uma dieta você pode pensar que todo o que consome é saudável., mas os alimentos doces na dieta podem ser também prejudiciais. alguns estudos sugerem que as dietas ricas em açúcar o com elevada carga de glicemia estão relacionadas com o maior risco de padecer de enfermidades cardíacas.O exagero no consumo  de açúcar é o causador da elevação dos  triglicerídeos no sangue, já que é um tipo de gordura que armazena calorias adicionais de açúcar e diminuí os níveis de protetores de colesterol.
O açúcar pode danificar o fígado por ser um dos maiores e mais complexos órgãos e também um dos principais depósitos de glicose sob a forma de glicogênio, já que quando ingere alimentos ou bebidas açucaradas, o açúcar no sangue aumenta e segrega insulina. Finalmente o fígado processara todo o depósito de glicogênio em gorduras.
O açúcar pode danificar o cérebro e inclusive alguns estudos preliminares indicam que o açúcar  no sangue pode atrofiar as áreas do cérebro responsáveis pela memória.
Açúcar em excesso pode causar acne. A relação entre dieta e acne é controversa, mas estudos têm demonstrado a relação que existe entre as dietas com alto nível glicêmico e a acne. Estas dietas são geralmente ricas em açúcares, uma vez que níveis elevados de açúcar  no sangue podem desencadear hormônios que causam também o número de secreção de gordura, que ajuda a agravar a acne.
Quando consumimos muito açúcar. as bactérias na boca se alimentam e, dessa forma, aumenta a possibilidade de surgirem as cáries.

Por fim…

Açúcar
Estas são algumas das razões por que você não deveria comer açúcar, abster-se pode preservar nossas vidas e evitar muitas doenças causadas por esta substância. Tenha em conta toda a informação, devemos saber muito bem o que consumimos e em que quantidades. Opte por adoçantes naturais, melaços ou açúcares não refinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário