quinta-feira, 30 de abril de 2015

Tratamento natural para o cólon irritável

Tratamento natural para o cólon irritável

O cólon irritável ou colite é um a doença que ataca o intestino grosso causando inflamação, dores muito fortes, diarreia e inclusive sangramento. É uma doença que se não tratada adequadamente pode chegar a causar úlceras cancerosas. Por causa da doença, o organismo rejeita alguns alimentos intensificando os sintomas de tal problema.

Ainda que não exista cura real para o cólon irritável, existem sim alguns tratamentos que te podem brindar uma vida mais digna. Nós, nesta ocasião, queremos apresentar uma lista dos alimentos que devem ser evitados quando se sofre de cólon irritável, para que deste modo você possa contribuir para o bom funcionamento deste órgão, e também, não causar maiores incômodos.

O chocolate

Derivado da semente seca do cacau tem como propriedade estimular tanto o sistema nervoso como o sistema digestório que, no caso de cólon irritável, sofre com cólicas e diarreia.

Os grãos e leguminosas

Este grupo compreende o feijão, ervilha, ovos, lentilhas e grão-de-bico. Por seu alto conteúdo em ferro e fibras solúveis, se convertem em alimentos intolerantes para os pacientes com cólon irritável, causando prisão de ventre e cólicas.

Os lácteos

Leite1-500x325
Convertem-se em um dos principais inimigos do sistema digestório daquelas pessoas que sofrem de colite ou de cólon irritável. Por seu alto conteúdo em lactose tornam-se difíceis para estes pacientes digerirem.

Frutas cítricas

Referimos-nos mais explicitamente ao limão, a laranja e a tangerina que, ainda que não na mesma proporção que os outros alimentos, estão comprovados que também causam incômodos aos pacientes com cólon irritável. Recomenda-se evitar o consumo destes sucos.

As gorduras

Neste grupo de gorduras podemos mencionar todas as frituras. Ainda que o leite já tenha sido mencionado dentro dos lácteos, é importante saber que também contém uma alta porcentagem de gordura, a qual é difícil de ser absorvida pelas paredes do intestino.

A banana

banana-500x325

A banana verde é rica em potássio e carboidratos e é um dos alimentos que vão contra o bom funcionamento do cólon, pois pode ocasionar prisão de ventre, produzindo dificuldade na hora de evacuar e, na maioria das ocasiões, sangramento.

Alimentos conservados

Para falar de conservantes, nós vemos a necessidade de mencionar os alimentos processados, alimentos enlatados e sucos embalados, que pela necessidade de duração do mercado contêm alto grau de conservantes, os quais se convertem em um inimigo para o cólon irritável.

O álcool

Não é demais esclarecer que nos referimos às bebidas alcoólicas que se convertem em um verdadeiro inimigo do cólon irritável, pois é um irritante gastrointestinal. Por isso, sugere-se que tais pessoas que sofrem desta síndrome não ingiram bebidas como: vinho, cerveja, rum, uísque e similares, já que podem agravar a sintomatologia de sua doença.

As bebidas gasosas

Bebida-gaseosa-500x325
As bebidas gasosas formam parte dos alimentos não recomendados, já que podem provocar inflamação estomacal pelo alto grau de gases, por isso não é recomendado para tais pacientes.

A cafeína

Dentro deste grupo não somente falamos do café, também podemos mencionar os energizantes, já que contêm altas porcentagens de cafeína que não proporcionam nenhum valor nutritivo para o organismo. Em geral estas bebidas causam prisão de ventre e perda rápida de água.

Levar em consideração…

A lista é um pouco extensa e pode levar você a pensar que todos os alimentos são ruins para os pacientes com cólon irritável, veja de outra maneira, pois graças a isso podemos elaborar uma dieta adequada que melhore a qualidade de vida. Apesar disso, está disponível a procura e a pesquisa sobre novas formas de preparação de alimentos para reduzir os efeitos (ou que pelo menos causem menos danos a nosso organismo) do cólon irritável ou da colite. Um exemplo muito claro pode ser o leite livre de lactose que encontramos no supermercado, pois ele é mais fácil de ser absorvido pelas paredes do intestino, entre outras muitas alternativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário