quarta-feira, 27 de maio de 2015

Como prevenir a queda de cabelo?


Como prevenir a queda de cabelo?
A queda de cabelo é um problema cada vez mais frequente em homens e mulheres, já que este problema é influenciado por muitos fatores aos quais estamos expostos a cada dia e ainda mais quando não prestamos muita atenção ao assunto. No geral, podem cair até uns 100 fios de cabelo diariamente e isso é considerado norma, no entanto, a preocupação tende a aparecer quando vemos que nosso cabelo cai com muita frequência e em grandes quantidades.

Quando notamos que estamos sofrendo com a queda de cabelo devemos identificar a causa do problema, é muito importante saber o que nos está afetando para então começar a tomar as medidas necessárias. Fatores como o clima, o estresse, a anemia, alimentação inadequada, pouca circulação, genética, entre outros, fazem parte das razões pelas quais uma pessoa pode sofrer queda de cabelo. 

Conselhos para manter um cabelo saudável e prevenir a queda

  • Se notar que seu cabelo tenha perdido a vitalidade e cai constantemente, é importante suspender o uso de chapinhas, secadores e qualquer coisa que forneça calor excessivo. Estes tipos de elementos podem ser uma causa da queda de cabelo e quando o debilita pode afetá-lo ainda mais.
  • Ter uma dieta apropriada e equilibrada possui um papel muito importante na saúde do cabelo. As deficiências nutrientes podem causar a perda de cabelo fazendo com a estrutura do cabelo seja debilitada causando rompimentos. É recomendado ter uma dieta rica em vitamina A, vitamina B, a biotina, vitamina C, cobre, ferro, zinco, proteínas e água.
  • Os penteados apertados das mulheres é outra causa da queda de cabelo. Este tipo de penteado produz um efeito secundário chamado tração, que apresenta como consequência a perda de cabelo.
  • É importante descansar bem e dormir: estudos comprovaram que as pessoas que dormem bem tendem a perder menos cabelo. A fadiga e o cansaço são outros fatores que podem produzir perda de cabelo.
  • O uso de produtos químicos fortes pode debilitar muito o cabelo e o couro cabeludo, sendo essa outra grande causa da queda de cabelo. O uso constante de tintas e shampoos fortes fazem com que o pelo perca vitalidade. Recomenda-se evitar o uso destes produtos e optar pelos produtos naturais.
  • No geral, lavamos o cabelo todos os dias e isto não é necessário. O cabelo pode ficar limpo por muitos dias e podemos aproveitar este fato para deixá-lo descansar da umidade e dos produtos que utilizamos.
  • Antes de realizar qualquer penteado é muito importante que o cabelo esteja seco. O cabelo úmido abre os poros capilares e como consequência ocorre mais queda.
  • Ainda que você não acredite, o exercício apresenta um papel muito importante com relação a saúde do cabelo. Fazer atividade física constante estimula a circulação, inclusive, para o couro cabeludo.
  • Evite todo tipo de situações estressantes e/ou preocupações, estes fatores influenciam na queda de cabelo e inclusive podem se tornar sua causa principal.
  • Ante a perda constante de cabelo é recomendado consultar um dermatologista para que ele identifique a razão concreta e recomende um tratamento adequado.

Remédios naturais contra a queda de cabelo

Aloe vera (babosa)

Aloe-interno-500x325
Recomenda-se esfregar o couro cabeludo com cristais de aloe vera para deter a queda do cabelo.

Cebola e limão

Para prevenir a queda de cabelo misture duas partes iguais de suco de limão e suco de cebola, depois esfregue suavemente no couro cabeludo. Deixe atuar por 15 minutos e enxágue.

Leite de coco

aceite-coco
Esfregue leite de coco nas raízes do cabelo para fortalecê-lo e evitar a queda, além disso, o leite estimula seu crescimento e brilho.

Óleo de fígado de peixe

O óleo de fígado de peixe previne e reduz notavelmente a queda de cabelo, para isto, você terá que esfregar o óleo em seu couro cabeludo à noite e deixar atuar até o dia seguinte.

Tomate

Tomate-500x325
O tomate ajudará a combater a queda de cabelo e a reduzi-la notavelmente. Para isto, amassar um tomate com cravo-da-índia e depois usar a pasta para esfregar todo o couro cabeludo durante uns 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário