domingo, 28 de junho de 2015

JANAÚBA - MG. PREFEITO YUJI YAMADA COMPLETA DOIS ANOS E MEIO DE MANDATO COM REALIZAÇÃO DE CONCURSO, PAGAMENTO DE EMPRÉSTIMO, PARALISAÇÃO DE OBRAS E ALVO DE BOATOS

Foto Oliveira Júnior
Yuji Yamada, prefeito de Janaúba.
JANAÚBA (por Oliveira Júnior) – Na próxima terça-feira, dia 30 de junho, o japonês naturalizado brasileiro Yuji Yamada completará dois anos e meio de mandato eletivo na condição de prefeito de Janaúba. A administração dele no poder público tem sido, para alguns, uma decepção, mas para outros segue o caminho esperado levando em consideração a contenção por parte dos governos quanto à liberação de recursos para os municípios.
Tanto o governo federal quanto o governo estadual reduziram os seus orçamentos nos últimos anos e isso vem prejudicando, principalmente, os prefeitos de municípios que não têm outra fonte de renda a não ser a transferência constitucional de recursos.
ELEIÇÃO TEVE “ALIANÇA” DE RIVAIS
Yuji Yamada entra para a história política de Janaúba ao aproximar dois grupos políticos rivais – lembrando as tradicionais facções adversárias Fariseus e Timbós nos anos 60,70, 80 e 90 – em sua campanha. Essa “aliança” dos maiores rivais políticos foi ótima para o japonês vencer a eleição, no entanto, já era de esperar que o gestor encontraria dificuldades para compor o seu secretariado e administrar diante os anseios dos referidos grupos em ocuparem mais espaço na administração municipal.
OBRAS PARALISADAS
E nestes dois anos e meio o prefeito Yuji Yamada tem administrado com os dois grupos políticos no estilo “banho maria”. Quer dizer, Yamada não desgarrou dos aliados antagônicos. Diante das atitudes dos governos que “fecharam as torneiras do tesouro”, o que sobra ao prefeito é conduzir a gestão da maneira possível. Houve redução em obras e até a paralisação da maior parte delas, ressaltando que a maioria delas é atribuída ao governo federal.
GESTÃO DE YUJI PAGA EMPRÉSTIMO FEITO PELA ADMINISTRAÇÃO PASSADA
As obras de pavimentação asfáltica de vias públicas, é o que mais se vê, ocorrem por intermédio de dinheiro via emenda parlamentar de deputados. O prefeito Yuji Yamada não quis, até então, faz uso do expediente do prefeito anterior que, para asfaltar ruas da cidade, recorreu a empréstimo bancário para a prefeitura pagar ao longo de mais de uma década. De qualquer forma, todo mês o caixa da prefeitura fica sem parte do dinheiro em função do pagamento desse empréstimo.
YUJI REALIZOU CONCURSO SUSPENSO NA GESTÃO ANTERIOR
Se em obra a gestão de Yuji Yamada não acompanha o ritmo das administrações anteriores, no quesito de legalização do quadro pessoal o atual prefeito leva vantagem. Ele assumiu o mandato em janeiro de 2013 diante de um problema: o concurso público da prefeitura havia sido suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais em maio de 2012 devido a irregularidades no edital do referido concurso. Elaborado na administração passada e tendo sido suspenso, o concurso ocorreu em agosto de 2013, nesta administração.
MÊS COM BOATOS SOBRE O PREFEITO
Dois anos e meio de gestão e faltando uma ano e meio para cumprir o mandato, o prefeito Yuji Yamada segue no comando administrativo da Prefeitura de Janaúba. Neste seu 30º mês na chefia do executivo municipal Yuji Yamada convive com dois boatos envolvendo a sua pessoa e a sua gestão. Primeiro, na noite dia 22 de junho foi inserido nas redes sociais (whatsapp e facebook) de um possível acidente com o prefeito janaubense de que o carro dele capotou e o prefeito estaria gravemente ferido. Ledo engano. Não houve acidente.
Esta semana, novamente na rede social (whatsapp e facebook), em página da internet e em emissora de rádio outro relato com o nome do prefeito janaubense dizendo que Yuji Yamada poderá, a qualquer momento, renunciar ao mandato. Pelo menos por enquanto isso não procede. Aliás, há mais de um ano esse “assunto” esteve circulando nos bastidores da política local. E na atual conjuntura política de Janaúba não há nenhum indício de uma possível renúncia do prefeito Yuji, muito pelo contrário.
YUJI SEGUE NA PREFEITURA
Ele segue administrando Janaúba, inclusive na próxima semana a gestão de Yuji Yamada conseguirá um feito importante: a obtenção de recursos da ordem de R$ 1 milhão que serão aplicados na quitação de débitos do Hospital Regional, mantido pela Fundação Hospitalar de Janaúba e prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário