domingo, 27 de setembro de 2015

Como lidar com a menopausa?


Devido às alterações hormonais que ocorrem na menopausa, nossa pele perde firmeza e elasticidade. Para evitar esta situação, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em vitamina E.
Como lidar com a menopausa?
A menopausa é um ciclo normal da mulher, assim como a puberdade, e é a etapa que se tem a última menstruação. Os sintomas deste ciclo são diversos e podem se apresentar antecipadamente  com uma duração de dois meses ou até anos.
A idade media de uma mulher alcançar este período, que encerra seu ciclo reprodutivo, é de 51 anos, embora existam casos em que as mulheres chegam antes dessa idade ou depois. Neste sentido, a menopausa  apresenta vários sintomas, tais como:
Mudanças nos períodos menstruais;
Alterações hormonais;
Desconforto no momento das relações sexuais e diminuição do desejo sexual;
Incontinência;
Distúrbios no sono;
Alterações drásticas de humor.
No entanto, há vários alimentos que podem intervir para que os sintomas da menopausa não durem longos períodos ou para que nem todos se manifestem. Aqui daremos alguns conselhos para que você lide com este ciclo natural da melhor forma possível.
Há casos em que as mulheres não sofrem de nenhum tipo de sintomas, mas os especialistas estimam que 85% das mulheres tenham alguns dos sintomas, e que a grande maioria apresenta a extensa lista dos sintomas citados anteriormente. O importante nesse período e tentar, ao máximo, controlar oestado emocional devidos aos sintomas que se apresentarão. É inevitável enfrentarmos cada etapa da vida, e devemos entender que existem diversas  necessidades nutricionais para cada idade alcançada, e que uma boa alimentação é o mais recomendado para que seu organismo funcione  em perfeita ordem.

Alimentos que auxiliam e aliviam os sintomas da menopausa

sintomas da menopausa
Devemos saber que depois da menopausa, cresce o risco da descalcificação dos ossos e de doenças cardíacas, assim que é primordial o consumo de produtos a base de lácteos ricos em cálcio e vitamina D. Evite as gorduras e comer em excesso, devido a importância de, nesses casos, também mantermos o peso adequado, evitando problemas cardiovasculares.
Muitos dos sintomas que se apresentam no ciclo da menopausa, são derivados da redução do estrogênio do corpo, embora alguns estudos afirmam que produtos como a soja e seus derivados contêm substâncias similares ao estrogênio, o que poderia diminuir os sintomas como o calor repentino, irritabilidade e ansiedade.
Nesta etapa também é recomendado o consumo de frutos secos e também se recomenda a ingestão de substâncias antioxidantes como frutas e verduras.
No caso de prevenir e reduzir o calor  e o suor noturno é indicado consumir soja, lúpulo e sálvia.
É necessário proteger a pele, porque a mudança hormonal faz com que se perda elasticidade e firmeza e, nesse caso, recomendamos o consumo de alimentos ricos em vitamina E.

Conselhos para ter um período de menopausa equilibrado

saúde da mulher na menopausa
Realize constantemente atividade física para impulsionar o funcionamento do corpo conservando a massa muscular e evitando problemas cardiovasculares;
Evite fumar, ingerir álcool e cafeína. Em pessoas fumantes os sintomas da menopausa pode aparecer bem antes da idade prevista do que  em pessoas que não fumam;
Inicie assessorias com um ginecologista que controle e diagnostique sua saúde durante e depois desse ciclo;
Uma vida sexual ativa é uma boa relação com o parceiro é imprescindível para manter um processo satisfatório e tranquilo;
Manter a calma e o bem estar é um fator importante no tratamento da menopausa e é preciso  superar-se neste período delicado;
Praticar exercícios direcionados a relaxamento para diminuir a tensão e o estresse que derivam das alterações hormonais, ajudam a aumentar a autoestima e que contribui para o controle emocional, evitando as mudanças drásticas de humor;
É muito importante ter uma boa noite de sono;
Manter a vida social ativa, cooperam  para sua satisfação pessoal e evite a queda de animo.
A menopausa é o encerramento do período menstrual, e o sinal do envelhecimento quanto a reprodução da mulher, e por mais incomodo que seja, faz parte da etapa de nossas vidas. E a chave para aceitar esse processo natural com autoestima elevada, está na correta alimentação, praática de atividades físicas regulares e o apoio e acompanhamento do seu companheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário