domingo, 27 de setembro de 2015

O que fazer quando não vem a menstruação?


Você sabia que a sua saúde intestinal pode influenciar os seus ciclos menstruais? A inflamação intestinal afeta diretamente os ovários, por isso devemos regular nosso trânsito para evitar problemas.
O que fazer quando não vem a menstruação?
Algumas mulheres sofrem de amenorreia, ou seja, a falta de pontualidade na menstruação. Sempre que se descarte a gravidez, a menopausa e possíveis patologias por parte do ginecologista, convém tratar esse distúrbio o mais rápido possível, e fazê-lo com medicamentos naturais é uma boa opção. Neste artigo, analisaremos as possíveis causas e seus tratamentos naturais para que recupere o ciclo menstrual com regularidade.

Síndrome do ovário policístico

A principal causa da amenorreia patológica é a síndrome do ovário policístico. O que ocorre é a falta da menstruação por meses seguidos, uma doença que afeta muitas mulheres e que, muitas delas não têm conhecimento do diagnóstico.Normalmente esse problema vem acompanhado de outros sintomas, como excesso do crescimento de pelos, acne, dores menstruais, aumento de peso e problemas de fertilidade.
O remédio mais efetivo para o tratamento dessa enfermidade e o pimenteiro-bravo ou Vitex Agnus Castus, uma planta medicinal que é usada tradicionalmente para evitar a irregularidade da  menstruação e restaurar a ovulação em mulheres que sofrem de amenorreia. É especialmente efetivo tomar o pimenteiro-bravo quando o SOP vem acompanhado de baixos níveis de progesterona e prolactina se esse é o caso. Recomenda-se 200 mg ao dia do extrato, durante três ou quatro meses para avaliar os resultados.
dores da menstruação

Alterações hormonais interferem na menstruação

Existem remédios naturais que nos ajudam, geralmente, tratar todo tipo de distúrbios hormonais. Neste artigo, destacaremos um dos mais efetivos: a maca, uma raiz andina muito recomendada para a saúde da mulher.
Esta raiz pode ser administrada em comprimidos ou em pó. No caso de escolher a versão em pó,  é interessante pelo fato de que podemos controlar melhor a dosagem que tomamos, já que o indicado é iniciar o tratamento com a mínima quantidade e ir gradualmente aumentando, devido seu poder energético que, em alguns casos provoca, nervosismo.
Como tratamento de choque  se pode tomar 6 a 9 gramas diariamente. A dose de manutenção é de três gramas ao dia ( aproximadamente uma colher pequena e rasa).

Congestão intestinal

Em alguns situações, em que a amenorreia não apresenta causa aparente, e não houve um antecedente de distúrbio hormonal, devemos analisar também nossa saúde intestinal, muito importante já que houve casos do intestino mostrar-se inflamado o que, consequentemente, afeta diretamente os ovários.
Indicamos o tratamento de forma natural do distúrbio intestinal e esperamos um período de um mês para comprovar a regularidade do ciclo menstrual.
Deve-se seguir uma dieta rica em frutas e verduras, legumes, cereal integral, frutos secos, acrescentando alguns alimentos especialmente laxantes naturais como as sementes de linhaça e ameixas.
linhaça para controlar a menstruação

Tensão emocional

Quando esgotamos as causas anteriores, e ainda não encontramos o porquê do nosso distúrbio, devemos considerar as questões emocionais e nervosas, que podem originar um grande impacto no nosso corpo. Se  estamos atravessando  um período difícil por motivos de ordem familiar, profissional ou outros, e sofremos alguns sintomas de estresse como insônia, má digestão, ansiedade ou irritabilidade etc., é recomendável tomar algum suplemento natural com propriedades relaxantes, como os que indicamos a seguir:
  • Bálsamo
  • Martírio
  • Tila
  • Valeriana
Também podemos tomar florais de Bach, muito úteis e ajudarão a aliviar qualquer problema emocional de maneira natural.
chá para regular a menstruação

Chá de camomila

As infusões de camomila são um remédio antigo e econômico para combater a amenorreia e a  falha menstrual. Tomaremos três xicaras ao dia durante um mês. Muito benéfica  também para dores menstruais.

A salsa

A salsa contém muitas propriedades para a saúde e é muito rica em minerais como o ferro, além de promover a normalidade da menstruação. A melhor forma de nos beneficiar de suas propriedades é consumi-la crua diariamente, acrescentando-a em nossas receitas.
Existe inclusive uma famosa salada árabe à base de salsa. Se cortamos a salsa bem fininha podemos temperar todo tipo de saladas, inclusive podemos inclui-la nos molhos.
Finalmente, também podemos incorporá-la como ingrediente às famosas vitaminas verdes, que são benéficas para o fígado, um órgão que está diretamente relacionado com a menstruação, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, por ser um purificador do sangue. Por este motivo, se  cuidamos  de nosso fígado, também equilibramos a menstruação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário