domingo, 29 de novembro de 2015

Os 15 melhores diuréticos naturais


A retenção de líquidos não é uma doença independente, mas sim um sintoma de outras condições que podem variar desde problemas circulatórios até o mau funcionamento da tireóide, transtornos cardíacos, renais ou hepáticos.
Os 15 melhores diuréticos naturais
Se o problema for retenção de líquidos ou inchaço, independentemente das medidas tomadas, os diuréticos a seguir são uma excelente opção para aqueles que também estão de dieta. Vença a batalha contra os líquidos, emagreça e elimine o que está retido inutilmente em seu corpo.

O que é retenção de líquidos?

hidropisia ou edema é o acúmulo de líquidos nos tecidos. É uma doença que é o sintoma clínico de outras doenças, tais como renal, cardíaca ou digestiva. Se concentra no abdômen, punhos e tornozelos, e seu excesso pode causar outros transtornos em diversas funções corporais.
diureticos2
O inchaço mais comum ocorre nos pés e nas pernas, chamado edema,especialmente em gestantes ou mulheres com sobrepeso. Não produz quaisquer sintomas ou dores, nem na cor da pele. Ao pressionar a área afetada, é possível detectar as marcas características. As causas incluem distúrbios circulatórios, hepáticos, renais e cardíacos, disfunção tireoidal e deficiência de vitaminas.

Quais são os melhores diuréticos naturais?

Melancia

Possui grande quantidade de água, tornando-a um diurético natural, além de conter licopenos, antioxidantes que previnem danos dos radicais livres no corpo. Seus aminoácidos alargam as veias, permitindo um melhor fluxo dos fluídos, arrastando os líquidos retidos nos tecidos. É também alcalinizante, desintoxicante e mineralizante, promove a saúde do intestino que elimina as toxinas do corpo.

Tomate

Possui 90% de água e vários antioxidantes (vitamina C, selênio, betacaroteno e licopeno). Evita danos dos radicais livres nas paredes dos vasos sanguíneos que causam inflamação e vazamento de fluídos.
diureticos3

Pepino

Tem alto teor de água, e é um diurético natural por excelência. Contém nitrogênio e silício, os quais ajudam os rins a eliminar o ácido úrico, reduzindo a retenção de líquidos no corpo. Além disso, contém ácido ascórbico e ácido cafeico, que ajudam no efeito diurético, e potássio, que previne cãibras nas extremidades.

Suco de mirtilo

Pode-se consumir apenas a fruta em si, mas é melhor espremer o suco ou comprá-lo pronto. É muito eficaz no tratamento de infecções do trato urinário e é um diurético que não elimina o potássio no seu processo de remoção da água, além de ser um poderoso antibiótico que mantém a bexiga em boas condições. É excelente para os diabéticos.

Cenoura

Este vegetal tem elevado teor de antioxidantes, vitaminas e minerais, sendo um dos diuréticos naturais mais recomendados. Desintoxica o corpo, acelera o metabolismo e atrasa problemas com a visão relacionados com a falta de lubrificação.
diureticos4

Berinjela

Tem um alto teor de água e flavonoides, elimina os líquidos retidos no corpo e melhora a circulação. Aconselha-se a beber a sua água assim que fervida ou também consumi-la ralada para ajudar no emagrecimento. 

Alcachofra

Melhora a função renal, devido ao seu teor de flavonoides e ácido cafeico, além de minerais e vitaminas, que têm efeito diurético, e cinarina, que melhora o fluxo da bile, eliminando a retenção de líquidos.

Aipo

As sementes da planta aumentam a excreção do ácido úrico e aumentam a taxa de produção de urina, desintoxicando o corpo. Contém elevado teor de sódio, porém compensado também por seus altos níveis de potássio, que não são prejudiciais.

Uva

Contém muita água e potássio e é um poderoso diurético natural. Seus níveis de sódio são bastante baixos, sendo fruta ideal para eliminar as toxinas do corpo através da urina.
diureticos5

Aspargo

Contém asparagina, um aminoácido que o torna um alimento de baixa caloria, além de ter grande poder diurético e tratar dores reumáticas, retenção de líquidos (pela síndrome pré-menstrual) e artrite. Suas fibras são eficazes na limpeza do trato intestinal.

Alface

Atua como intensificador de sabor para saladas e seu elevado teor de água ajuda no processo mictório. Contém ferro e magnésio, dois minerais eliminam as células adiposas.

Chá verde

Te-verde-2
É usado en muitas dietas de emagrecimento porque permite eliminar a gordura através da urina. Aconselha-se consumir não mais que quatro xícaras por dia, pelo seu alto nível de cafeína.

Aveia

É um alimento ideal para o café da manhã, pelas suas propriedades energéticas e porque contém sílica, um composto que realça sua função de diurético natural.

Salsa

Suas propriedades diuréticas são bastante suaves, mas servem para limpar as toxinas dos rins. Melhor consumir crua e bem picada.

Beterraba

Remolacha
Melhora as funções dos rins e do fígado. Contém ferro, que ajuda a limpar os depósitos de gorduras.
Imagens cortesia de Keirsten Marie, Richard Riley, Corey Burger, robinmcnicoll, tribp, Market Manager.


Nenhum comentário:

Postar um comentário