segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

JANUÁRIA MG. Cai o teto da Igreja do Rosário, considerada uma das mais antigas em território mineiro

CRÔNICA DE UM DESABAMENTO ANUNCIADO

NO DOMINGO, 28 FEVEREIRO 2016 18:43.

Parte do teto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), em 1989, desabou na sexta-feira (26). O templo está localizado no distrito de Brejo do Amparo, próximo a Januária, no extremo Norte de Minas Gerais. O presidente da Associação Comunitária Brejo do Amparo, o ex-vereador Adelmo Batista Magalhães, um dos defensores da reforma deve estar inconsolável com a destruição parcial do templo após ouvir repetidas promessas de que o socorro viria a tempo. 
A Igreja histórica parece não ter resistido às fortes chuvas que caíram na região durante o mês de janeiro e ao habitual descaso do poder público, que promete recursos ao seu restauro há década e, como é de praxe, nada aconteceu. A construção do templo parece ter sido iniciada em 1688 por Manuel Pires Maciel Parente, sertanista e desbravador. A Igreja do Rosário é considerada por historiadores como exemplar remanescente da arquitetura jesuítica no sertão mineiro.
O governador Fernando Pimentel visitou Januária no início do mês de dezembro passado. Na ocasião, ele assegurou que o Estado garantiria recursos para o início do restauro da Igreja do Rosário. Pimentel disse, na ocasião, que a obra teria começo em janeiro. Nada aconteceu, a não ser o que há muito já se sabia: a estrutura da Igreja estava no seu limite.
Há quase quatro anos, o então promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Januária Bruno de Oliveira Muller assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o bispo da Diocese de Januária, dom José Moreira da Silva, quando foram definidas algumas medidas de segurança para evitar que vândalos invadissem o local. A Diocese retirou as imagens sacras do local e mandou cercar o local com tela, além limpar o entorno do sítio histórico e lacrar portas e janelas.
Nesta segunda-feira (29) funcionários da Diocese devem visitar a Igreja para avaliar os danos. Com base nessa visita será elaborado comunicado oficial ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) a elaboração do projeto de restauração integral do templo. A expectativa é que as obras comecem em 2013.
Em janeiro de 2013, uma equipe de arquitetos e urbanistas visitaram o local para realizar levantamento arquitetônico da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. A pedido do Iepha, foram coletados dados para o início da elaboração do Projeto Executivo de Restauro. O tempo passou e nada de concreto aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário