quinta-feira, 28 de abril de 2016

Em MG, quadrilha de tráfico de drogas e armas é alvo de operação da PF Grupo atuava no Norte de Minas com ramificações no Mato Grosso do Sul. São cumpridos 15 mandados de prisão temporária e 18 de busca e apreensão.

Operação PF em Montes Claros (Foto: Michelly Oda/ G1)Ação é coordenada pela delegacia da PF em Montes Claros (Foto: Michelly Oda/ G1)
A  Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (28) a operação "Todos Pagam”, que tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que atua no tráfico de drogas e de armas no Norte de Minas Gerais, com ramificações no Mato Grosso do Sul. Estão sendo cumpridos 15 mandados de prisão temporária, 18 de busca e apreensão e 35 de sequestro de bens em Belo Horizonte (MG), São Joaquim de Bicas (MG), Nova Porteirinha (MG), Salinas (MG), Padre Carvalho (MG), Montes Claros (MG) e Iguatemi (MS).
Segundo as investigações, os membros da organização são os maiores fornecedores de drogas e armas do Norte de MG. O material que chegava na região era proveniente do Mato Grosso do Sul.
Os investigados podem responder por organização criminosa, posse e comércio ilegal de armas de fogo, furto, roubo, corrupção de testemunhas e lavagem de dinheiro. As penas máximas aplicadas podem ultrapassar a trinta anos.

Envolvimento em outros crimes
As investigações apontam que a quadrilha tem ainda envolvimento em vários assaltos. “Com extrema violência o grupo utilizava “forte” armamento, coletes a prova de balas, rádios e “viaturas” com plotagens falsas em suas ações criminosas”, diz a PF.

Em maio de 2015 eles roubaram R$ 1,5 milhão em pedras preciosas, R$ 150 mil em dinheiro e um carro de um empresário em Coronel Murta (MG). Na ação, os criminosos usaram roupas e até um carro com a identificação da Polícia Civil. Antes de fugir eles cortaram a fiação telefônica da comunidade, o que dificultou a comunicação no local, já que nem todos os pontos da cidade tem rede de telefonia celular.

Outro crime cometido pelo grupo teve como alvo uma casa lotérica em Fruta de Leite (MG), em novembro de 2015.  Um adolescente foi apreendido dentro do estabelecimento com uma arma. Já em dezembro do mesmo ano, a quadrilha praticou um roubo aos Correios em Padre Carvalho. Um dos assaltantes entrou armado no local, enquanto outros permaneceram do lado de fora dando cobertura. A Polícia Militar foi acionada por moradores e conseguiu prender uma pessoa e apreender uma arma.
Já em março de 2016, de acordo com a PF, os criminosos assaltaram um posto de combustíveis na BR-251, eles fugiram levando o carro de um cliente e dois cofres, um deles foi encontrado abandonado em uma estrada.
Em abril, a quadrilha também tentou arrombar uma agência dos Correios em Itacambira (MG). Quatro homens foram mortos e dois ficaram feridos depois de uma troca de tiros com a Polícia Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário