quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Ex-prefeito de Pirapora, Warmillon Braga, é preso por fraude em licitação - Operação da Polícia Federal desarticula organização criminosa no município. Quadrilha superfaturava contratação de shows artísticos na cidade.


O ex-prefeito de Pirapora, Warmillon Braga, foi preso na manhã desta quarta-feira (31) durante uma ação da Polícia Federal. A operação Os Donos do Poder tem como objetivo desarticular uma organização criminosa que desviava recursos públicos do município do ex-prefeito. Além da prisão, a operação cumpre quatro mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva.
Segundo informações da PF, a quadrilha, formada por empresário, servidores públicos e políticos, atuava na administração do município de Pirapora, direcionando contratações de eventos patrocinados pelo Ministério do Turismo à empresa integrante da organização criminosa. Tal empresa, de acordo as investigações, superfaturava valores de shows artísticos, os quais eram empenhados e pagos pelo município à empresa que, irregularmente, apresentava exclusividade sobre a contratação dos músicos.
"Para grupos musicais que receberam R$ 5 mil pela apresentação, além de pagar despesas com alimentação e hospedagem, o município de Pirapora chegou a pagar a exorbitante quantia de R$ 65 mil para a empresa que intermediava a contratação. Os valores excedentes eram desviados pelo grupo criminoso", informa a PF.
As fraudes, de acordo com as investigações, ocorreram durante a gestão municipal de Warmillon Braga, que já responde processo de fraude e desvio de recursos, na ocasião do evento "Centenário de Pirapora", em 2012.
Os investigados responderão, de acordo com participação, por crimes contra a administração pública, fraude em licitação e formação de quadrilha. Se condenados, as penas máximas ultrapassam 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário