quarta-feira, 31 de agosto de 2016

HOSPITAL TROCA CORPOS E HOMEM É ENTERRADO POR OUTRA FAMÍLIA- Ele morreu no Hospital Municipal de Pirituba, na Zona Norte de São Paulo.


Hospital em SP troca corpos e homem é enterrado por outra família


Perder o pai já é uma situação dolorosa. Para os cinco filhos do pintor Ramiro Benatti, de 57 anos, foi ainda pior porque o corpo do pai sumiu. Ele morreu no Hospital Municipal de Pirituba, na Zona Norte de São Paulo.
“Na hora que chegou o carro da funerária, pedi para ver se o rapaz tinha feito a barba que eu tinha pedido. Quando olhei já falei pro meu irmão ‘nossa está muito diferente’”, contou Saulo Benatti, filho de Ramiro. E realmente não era o pai. Ramiro Benatti havia sido enterrado por outra família.
O pintor foi internado no dia 22 de agosto com cirrose hepática e pneumonia. No dia 25, na última sexta-feira, a família foi informada sobre a morte. Saulo e um irmão foram ao hospital por volta de 11h do dia 25, e foram informados de que deveriam pegar documentos e uma roupa para o corpo.
Quando voltaram, às 13h40, o hospital disse que ele deveria ir até a funerária da Lapa. Lá, o encaminharam para a Agência Funerária do Araçá. Após toda a peregrinação e burocracias de velório e enterro, os irmãos voltaram para o hospital no final da noite do dia 25. A funerária chegou depois da meia-noite, e foi quando eles viram que o corpo não era do pai.
[Corpo] Muda mesmo [após a morte]"
Funcionários do Hospital Municipal de Pirituba a Saulo, filho de Ramiro
Ao dizer que aquele corpo não era de Ramiro, o filho escutou de funcionários do hospital que o corpo “muda mesmo” após o óbito. Saulo então pediu para ver a perna, que tinha uma cicatriz. Nada. Pediu para ver abrir o olho e ver a retina, que era verde. Nada. Pediu então para ver os dentes. Também não reconheceu. “Meu pai não tinha só meia dúzia de dente”.
Os irmãos foram ao 33º Distrito Policial e registraram um boletim de ocorrência. A Polícia Civil passou a investigar o caso. O investigador pediu o exame da impressão digital ao Instituto Médico Legal (IML) e comprovou que o corpo não era de Ramiro.
“O corpo estava sem identificação no necrotério. O erro partiu do hospital”, disse o filho Saulo. A família espera agora conseguir enterrar o pai, mas já perdeu as esperanças de conseguir fazer um velório, já que o corpo já está em decomposição.
Até o começo da tarde desta terça-feira (30), a família aguardava a exumação de um corpo que foi enterrado no dia 25 por outra família. Ligaram para essa outra família, que disse realmente ter achado que o corpo estava diferente, mas acreditaram que era por causa dos medicamentos que homem havia tomado.
“Para a minha família acabou, não vai ter [o velório]. Dói bastante. A outra família talvez consiga velar o corpo porque provavelmente ele está na geladeira do IML”, disse o filho.O corpo de Ramiro deve ser exumado e enterrado pela família no cemitério escolhido.
Em nota, a Autarquia Hospitalar Municipal disse que “lamenta o ocorrido e abriu sindicância”. O órgão ainda disse que “familiares de outro paciente que veio a óbito reconheceram equivocadamente o corpo do senhor R. B., realizando velório e enterro”.
O texto diz que “a direção do Hospital de Pirituba está colaborando com a Polícia Civil na investigação do caso, fornecendo todas as informações solicitadas”.


http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/08/hospital-em-sp-troca-corpos-e-homem-e-enterrado-por-outra-familia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário