segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Humberto Souto, do PPS, é eleito prefeito de Montes Claros Souto obteve 123.156 votos; no 1° turno, também havia ficado em 1° lugar. Muniz, que foi elogiado pela mulher no impeachment e depois preso, perdeu.

Novo prefeito de Montes Claros Humberto Souto fala com a imprensa após sair resultado das eleições (Foto: Valdivan Veloso/G1)Novo prefeito de Montes Claros, Humberto Souto recebe imprensa após resultado (Foto: Valdivan Veloso/G1)
Humberto Souto, do Partido Popular Socialista (PPS), foi eleito neste domingo (30) prefeito de Montes Claros (MG) para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o candidato registrou 123.156 votos, o que corresponde a 65,31% dos votos válidos, contra 65.416  de Ruy Muniz, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que buscava a reeleição - 34,69% do total. (confira a apuração completa).
Em seu discurso de vitória, Humberto Souto disse que esperava votação mais ampla, pela grande recepção que teve nas ruas. “Estou feliz, porque, diante do que foi mostrado nas ruas, foi transformado em números. Agora vamos assumir a prefeitura. Não posso prometer nada, antes de saber a real situação da prefeitura. Mas, a população pode saber: se entrar um tostão da população, ele será revertido em obras”.
Já Ruy Muniz, após a divulgação do resultado das eleições, desejou sorte ao prefeito eleito e disse que vai continuar trabalhando. "O povo de Montes Claros teve a oportunidade de escolher, escolheu. Reconheço o resultado das urnas. A vida segue; vamos continuar trabalhando por Montes Claros. Desejar ao novo prefeito boa sorte, que ele realmente coloque em prática seu programa de governo. Tomara que ele monte um secretariado competente. Nós amamos Montes Claros e respeitamos o que o povo decide".
Ruy Muniz é marido da deputada federal Raquel Muniz (PSD-MG) e os dois são alvo de inquérito por suspeita de sonegação fiscal, falsidade ideológica, estelionato e lavagem de dinheiro. O casal ficou famoso após a prisão de Ruy no dia 18 de abril. Na véspera, durante a votação do impeachment de Dilma Rousseff na Câmara, Raquel elogiou a gestão do marido ao votar pela abertura do processo.
Confira como foi a cobertura do G1em tempo real, neste segundo turno das eleições.
Em entrevista ao MG Inter TV 2º Edição, na útlima segunda-feira (24), Humberto Souto afirmou que vai fazer uma gestão participativa, olhando para as necessidades de cada comunidade, tornando o governo democrático. Ele destacou ainda, entre suas propostas, fazer um plano estratégico pensando em Montes Claros para 2030; criar um fundo de mobilidade urbana que, segundo o Souto, será criado durante os quatro anos de mandato; retornar com o funcionamento 24h do Hospital Alpheu de Quadros; construir cinco Unidades de Pronto Atendimento e, para melhorar a educação, destacou que uma das metas da cidade é formar cidadãos para o trabalho.
Primeiro turno
Humberto Souto (PPS) recebeu no primeiro turno das eleições municipais 76.595 votos válidos, 54,89% do total. O candidato, de 82 anos, representa a coligação “Pra fazer a mudança”, composta por 11 partidos: PPS, PP, PDT, SD, REDE, PEN, PTdoB, PV, PR, PSL e PRP.  Ruy Muniz, disputou o primeiro turno das eleições municipais e obteve 48.834 votos.

Arte Montes Claros (Foto: Arte/ G1)
Souto
Humberto Souto é contador, advogado e empresário. Nasceu em 03/06/1934 e entrou para a vida pública como vereador, em Montes Claros, em 1962. Depois foi deputado estadual, sete vezes deputado federal, vice-presidente da Câmara dos Deputados, Líder de Governo, provedor do Hospital Aroldo Tourinho, ministro e presidente do Tribunal de Contas da União.

O político trouxe recursos públicos para a construção da Barragem de Juramento, principal responsável pelo abastecimento de água de Montes Claros; incluiu Montes Claros no Programa Cidades de Porte Médio, durante a administração Toninho Rebello, permitindo a construção da Rodoviária, subprefeituras, lavanderias e pacotes de pavimentação de vias de acesso aos bairros. Trouxe os Caics dos bairros Renascença e Maracanã, recursos para os prefeitos Toninho Rebello e Athos Avelino investirem na construção das avenidas Sanitária e Sidney Chaves.
Na Constituição de 1988, Humberto Souto incluiu emenda que concedeu o maior perdão de dívidas rurais para pequenos produtores rurais que sofriam grande seca. Ainda como deputado federal, Humberto Souto conseguiu recursos para a construção das principais barragens do Norte de Minas, como a Barragem de Bico da Pedra, que alimenta o Projeto Gorutuba. Entre outras grandes obras, foi responsável pela construção da ponte sobre o Rio São Francisco, ligando Pedras de Maria da Cruz a Januária, com 1.050 metros de extensão, na BR-135.

Veja o resultado final das eleições
Humberto Souto (PPS) - 65,31% (123.156 votos)
Ruy Muniz (PSB) - 34,69% (65.416 votos)
Votos válidos - 89,13% (188.572 votos)
Votos totais - 211.563
Brancos - 2,69% (5.690 votos)
Nulos - 8,18% (17.301 votos)
Abstenções - 19,40% (50.933)

Nenhum comentário:

Postar um comentário