sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Advogado que orientava quadrilha de tráfico de drogas que agia no Norte de Minas é preso em BH - Prisão faz parte de desdobramento da operação Déjà Vu, que apreendeu 807 kg de maconha em veículo na BR-365 em julho.

A Polícia Civil cumpriu dois mandados de prisão preventiva nesta sexta-feira (22) em um desdobramento da operação Déjà Vu, realizada em julho deste ano, com a apreensão de 807 kg de maconha em um veículo na BR-365.
Um dos presos neste desdobramento é um advogado, que segundo a PC, defende os membros da quadrilha detidos no início da operação. O outro mandado foi contra o líder da quadrilha; ele já cumpre detenção no Presídio Regional de Montes Claros, desde o mês de fevereiro, quando foi preso na operação Vaccari.
Segundo a Delegacia Antidrogas, o líder do grupo criminoso continuou a controlar o tráfico de drogas mesmo preso, organizando rotas e financiando a compra de drogas no estado do Mato Grosso, divisa com o Paraguai.
Já com relação ao advogado preso, as investigações apontam que ele figura como membro do grupo. Segundo a PC, conversas monitoradas de aplicativos de mensagens dos celulares apreendidos na operação mostraram que o advogado orientava os investigados, por exemplo, informando sobre qual melhor horário para deslocamento com a droga transportada.
O advogado foi preso em Belo Horizonte, ao se apresentar na Superintendência de Investigações e Polícia Judiciária.

Quadrilha presa na operação estava em três veículos e usava batedores para monitorar a presença de fiscalizações no percurso (Foto: Juliana Peixoto/G1)
Quadrilha presa na operação estava em três veículos e usava batedores para monitorar a presença de fiscalizações no percurso (Foto: Juliana Peixoto/G1)

Entenda o caso
A operação Déjà Vu foi desencadeada no mês de julho deste ano, após policiais militares repassarem informações à Polícia Civil sobre um grupo que não havia sido preso na operação Vaccari, realizada em fevereiro.
Na ocasião foram apreendidos 807 kg de maconha e presas quatro homens. A droga, apreendida na BR-365, segundo a polícia, foi comprada no Paraguai, na fronteira de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Foram utilizadas escutas telefônicas durante as investigações. Segundo a polícia, para fazerem o percurso, de aproximadamente 2 mil quilômetros, os criminosos usavam estradas de terra e evitavam abastecer o carro que carregava a carga de drogas para não levantar suspeitas.

https://g1.globo.com/mg/grande-minas/noticia/advogado-que-orientava-quadrilha-de-trafico-de-drogas-que-agia-no-norte-de-minas-e-preso-em-bh.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário