sábado, 23 de setembro de 2017

Prefeitura decreta intervenção na Copasa - cidade de Bom Despacho

Imagem Ilustrativa/Fonte: Internet

















Por causa do desabastecimento de água que afeta a cidade há mais de três semanas, o prefeito da cidade de Bom Despacho, Fernando Cabra,  por meio de um decreto, destituiu nesta sexta-feira (22) o comanda da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e nomeou como interventor o secretário de administração, Denis Carvalho.
O secretário irá assumir o controle das operações locais da empresa, incluindo a logística pessoal, material, equipamento e instalações, a partir da próxima terça-feira (26). A prefeitura notificou a Copasa, dando o prazo de 24 horas para a regularização do abastecimento.
Já a companhia, pediu um prazo, mas como o problema não foi solucionado o município optou pela intervenção.
O secretário afirmou que desde 2013 a prefeitura vem alertando a Copasa sobre o risco de falta de água, já que a cidade cresceu e a companhia não fez nenhum tipo de investimento para ampliar o abastecimento. Com isso, até mesmo os hospitais estão sem água.
Como medidas emergenciais, o município pretende abastecer a cidade com carros-pipas, conectar poções artesianos existentes com a rede da cidade e perfurar novos.
A intervenção, de acordo com o decreto, será mantida até que a concessionária “demonstre que tem condições técnicas, operacionais e financeiras de reassumir as operações”. 
Liminar
A pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça deferiu liminar determinando que a Copasa restabeleça, em 48 horas, o fornecimento de água no município de Bom Despacho, no Centro-Oeste do estado. 
A 1ª Vara da Comarca de Bom Despacho determinou ainda que a concessionária elabore em 30 dias um diagnóstico do sistema hídrico do município, especificando, entre outras coisas, capacidade, deficiências e tempo estimado para restabelecer de forma contínua o fornecimento de água. Foi estabelecida multa diária de R$ 50 mil para o caso de descumprimento das determinações.
http://webterra.com.br/noticia/12666/prefeitura-decreta-intervencao-na-copasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário