segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Movimentos sociais e escolas celebram o Dia da Consciência Negra em Janaúba



Tia Teu, durante apresentação, com a Dança do Pote.
Estudante protestam contra o preconceito racial.
JANAÚBA – Na manhã desta segunda-feira (20) Janaúba foi palco da  3ª Caminhada da Igualdade Racial. O evento que reuniu grupos de movimentos sociais afro descentes, escolas e educadores da cidade e da região Norte de Minas, percorreu várias ruas, em celebração ao Dia da Consciência Negra, comemorado neste 20 de novembro, data em que também é comemorada a morte de Zumbi dos Palmares – o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.
Animada pelas fanfarras das escolas estaduais, Rômulo Sales de Azevedo (EERSA) e Maurício Augusto (EEMAA), ambas de Janaúba, a caminhada contou com expressivo público e se concentrou em frente à Prefeitura Municipal, hoje, fechada por conta da decretação de ponto facultativo pelo prefeito, Carlos Isaildon Mendes, conforme informou sua assessoria de Comunicação. No local, houve várias manifestações e apresentações culturais, envolvendo a tradicional “Dança do Pote”, que é uma marca das tradições do povo gorutubano, conduzida por “Tia Teu”, membro da Associação dos Quilombolas do distrito de Vila Nova dos Poções. Também se apresentou no local, um grupo de dança, formado por alunos da Escola Madre Cândida Piedade, do bairro São Lucas. Essa foi a forma que eles encontraram para se manifestarem à data.
Na oportunidade, as manifestações, seja em forma de faixas, e da fala dos envolvidos com a iniciativa, foram focadas na igualdade racial, uma forma de reforçar o combate ao preconceito às pessoas negras, que ocorre no dia a dia, em ambiente diverso, como na própria escola, e também no mercado de trabalho.
A 3a Caminhada da Igualdade Racial é uma realização da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba e movimentos sociais, com o apoio das secretarias de Promoção Social, de Janaúba, e Assistência Social, de Nova Porteirinha.

A data 20 de novembro, foi incluída no calendário escolar nacional em 2003 e em 2011 a Lei 12.519 instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
http://web360news.com.br/index.php/2017/11/20/movimentos-sociais-e-escolas-celebram-o-dia-da-consciencia-negra-em-janauba/#.WhNVqdKnGzc




Nenhum comentário:

Postar um comentário