domingo, 31 de dezembro de 2017

Conheça os benefícios da lisina na repressão do herpes

Imagem do post Conheça os benefícios da lisina na repressão do herpes

Para quem sofre com o herpes sabe que o estilo de vida e, principalmente, a nutrição têm relação direta com a incidência dos surtos. Manter uma vida equilibrada, sem excesso de álcool, com o sono em dia e se alimentando bem são fatores que podem ajudar a manter as erupções do herpes bem longe. Quanto à nutrição correta, o consumo do aminoácido lisina é eficaz no tratamento e prevenção deste problema. Você conhece?
Entendedo o vírus herpes
“Herpes é um vírus facilmente transmitido. Acredita-se que mais de 80% da população mundial seja portadora, porém, apenas algumas pessoas desenvolvem a doença”, destaca a dermatologista Ericka Aguiar. A infecção caracteriza-se pelo surgimento de pequenas bolhas ao redor dos lábios e/ou dos genitais, mas que também podem aparecer em outras partes do corpo. O vírus pode ficar latente na pele sem provocar as lesões se houver um bom funcionamento do sistema imunológico do paciente.
Como a lisina age contra o herpes?
Talvez você não saiba, mas a lisina é um aminoácido que pode ser facilmente encontrado em alimentos de consumo diário e que ajuda a combater o vírus.  “Quando ingerida, a lisina faz uma inibição competitiva na absorção da arginina, que é outro aminoácido utilizado pelo vírus para formação de seu capsídeo (sua estrutura)”, explica Dra. Ericka. Ou seja, no que diz respeito às questões nutricionais, é importante consumir lisina e evitar arginina, a fim de combater o herpes.
A lisina é um aminoácido presente em diversos alimentos do dia a dia do brasileiro. “Podemos encontrá-la no leite e derivados, carnes, soja, feijão, ovos e lentilha”, indica a médica. Além da alimentação, o aminoácido também pode ser suplementado na dieta, a lisina natural, geralmente encontrada em forma de comprimidos ou cápsulas. Lembrando sempre que somente seu médico pode indicar a melhor forma de tratamento, pois cada caso deve ser avaliado individualmente.
Quais outras medidas podem ser tomadas?
Se o paciente tiver surtos de herpes muito frequentes, é bom reavaliar alguns hábitos e sua alimentação no dia a dia, já que isso pode estar diretamente relacionado com o problema. “Há situações de queda de imunidade ocasionadas por diversos fatores, como doenças associadas, estresse, exposição excessiva ao sol e má alimentação”, finaliza a Ericka.

Dra. Ericka Aguiar é dermatologista do Centro Multidisciplinar Fluminense. CRM 52.80766-4
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/lisina-conheca-os-beneficios-dessa-substancia-na-repressao-das-manifestacoes-do-herpes

Nenhum comentário:

Postar um comentário