sábado, 20 de janeiro de 2018

Dia de São Sebastião defensor dos militares é comemorado neste sábado



20 de janeiro é comemorado o dia de São Sebastião, considerado santo protetor dos militares, arqueiros, atletas e da cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com a Igreja Católica, a data foi criada quando o Imperador Diocleciano mandou matá-lo, por desobedecer às regras praticando o cristianismo.
Por volta de 283 d.C, Sebastião se alistou no Exército, porque queria levar palavras de fé aos prisioneiros e soldados do Imperador, porém Diocleciano não permitia qualquer manifestação de fé, e quem desobedece às ordens seria considerado traidor e pagaria com a vida.
O Capitão da Guarda Pessoal do Imperador, foi denunciado por converter vários pagãos ao cristianismo, e Diocleciano o acusou de traição e mandou executá-lo a flechadas.
 Mesmo depois de ser exposto e humilhado, São Sebastião nunca negou sua fé.
“São Sebastião é um Santo muito querido pelo povo brasileiro, há espalhadas pelo Brasil inúmeras igrejas, paróquias e cidades dedicadas ao Santo. Ele está muito associado a imagem de soldado de cristo, aquele que defendeu a fé católica, aquele que que buscou a todo momento a presença de Nosso Senhor Jesus Cristo”, conta o Padre Genivaldo Lopes Soares da paróquia Menino Jesus De Praga.
Por ser considerado santo protetor dos soldados, muitos militares buscam nele a proteção, pois mesmo sendo eles os defensores do bem-estar da sociedade, passam por situações que os fazem repensar na profissão que leva.
“Eu sou Policial Militar há sete anos, sempre fui católico e de muita fé. Sou devoto de São Sebastião muito antes de entrar na Polícia, e confesso que em muitas ações de risco que já participei, foi a proteção do Santo que me livrou de muitas coisas”, relata o soldado Linaldo Silva Cordeiro.
Montes Claros
A Paróquia São Sebastião que fica no bairro Vila Guilhermina, em Montes Claros, foi criada pelo Padre Frederico Dokulil em 20 de janeiro de 1960, exatamente na mesma data em que é comemorado o dia do Santo. Desde então, é conhecida pela sua evangelização e fé fervorosa.
Várias paróquias da cidade realizam neste dia, missas em homenagem ao Santo, porém a Igreja São Sebastião, que completa 58 anos esse ano, irá celebrar o dia do Santo Padroeiro com tradicional festa com missas, novenas, procissão, leilão, barraquinhas e shows.
Programação:
Dia 19 - Levantamento do mastro.
Dia 20 -  Procissão saindo da Igreja de Santo Expedito até a paróquia ás 18:30.
Dia 21 -  7h lanche comunitário, carreata e às 19h missa celebrada pelo arcebispo coadjutor Dom João Justino.

http://webterra.com.br/noticia/14406/dia-de-sao-sebastiao-defensor-dos-militares-e-comemorado-neste-sabado

Nenhum comentário:

Postar um comentário