sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Ichu: Moradores reclamam de falta de médicos em hospital e posto de saúde


18/01/2018 22:55 
Ichu: Moradores reclamam de falta de médicos em hospital e posto de saúde
Foto: BNews
Os moradores do município de Ichu, localizado a 175 km de Salvador, estão sofrendo com a falta de profissionais de Saúde. Rafaela Cedraz Carneiro contou ao BNews que, em dezembro, procurou atendimento no posto de saúde, após sua cunhada ser mordida por um cachorro, mas a unidade estava fechada. Elas se dirigiram ao hospital e foram informadas que não havia vacina antirrábica, pois eles estavam com medo de faltar energia no município. A cunhada de Rafaela precisou se deslocar para a cidade vizinha, Candeal, para conseguir ser vacinada. Rafaela explicou que voltou a posto na quarta-feira (17) para procurar vacina de febre amarela e foi informada que qualquer vacina só começaria a ser aplicada a partir do dia 1º de fevereiro. Ela disse que os funcionários não explicaram o motivo desta decisão.  Segundo o vereador Arraia (Pros), desde agosto o Hospital Sagrado Coração de Jesus estava funcionando apenas três dias na semana. Em dezembro, a situação piorou e ficou sem médico durante todo o mês, com apenas um técnico de enfermagem e um motorista de plantão. Além da falta de médico no hospital, o vereador afirmou que a Unidade de Saúde da Família Helena Santiago ficou sem funcionar de 15 de dezembro a 15 de janeiro por conta do recesso. 
"Teve um dia na semana que a secretaria mandou fechar as portas e levar um paciente que foi para feira, alegando que não tinha outro funcionário para ficar no hospital e fechou o hospital", contou o vereador. Uma notícia divulgada no site Ichu Notícias reforça a afirmação de Arraia. O comunicado da Secretaria Municipal de Saúde explica que como a outra técnica não tinha comparecido ao trabalho, por conta de força maior, estavam entrando em contato com os outros técnicos de enfermagem, mas "caso não seja possível encontrar outra pessoa que fique na unidade até os profissionais voltarem, ficará fechada". No comunicado, a secretaria recomenda que o cidadão que precisar de atendimento médico procure as cidades vizinhas.
Em contato com o BNews, a secretária municipal de saúde, Nailana Silva, reconheceu que a cidade passa por problemas na saúde gerados pela crise financeira. Segundo a secretária, houve uma redução do repasse do governo estadual e a prefeitura não tem como manter o hospital sozinho. “Esse ano, o estado reduziu a Autorização de Internação Hospitalar (AIH) clínicas de todos os municípios de 90 para dez, ou seja, se nós internássemos 20 pessoas só íamos receber dez”, explicou a secretária. Nailana contou que participou de uma reunião com alguns vereadores do município, com o prefeito e com o secretário de saúde da Bahia para tentar reverter o quadro junto ao secretário de saúde da Bahia. “O município não tem como manter sozinho sem a contrapartida do Estado, mas o secretário disse que uma cidade com seis mil habitantes não precisa de hospital, que precisaria apenas de uma sala de estabilização, porque se chegasse um paciente grave, ele seria atendido e transferido para outra cidade”. Quanto ao fato da cidade está sem vacina, Nailane explicou que em Ichu não há rede de frio, para a conservação das vacinas, e por isso o material foi encaminhado para Conceição do Coité, município vizinho. Com a rede de frio, é necessário, também, ter uma técnica que faça diariamente o controle de temperatura das vacinas.  “Estamos nos reorganizando para montar essa rede no município, vê uma pessoa disponível para fazer o controle da vacina, para poder voltar a imunizar a população em fevereiro”, explicou Nailana. A secretaria ressaltou que na quarta (17) e quinta-feira (18) teve médico no hospital e posto e ontem um médico atendeu na zona rural. “Semana que vem, provavelmente, teremos médico todos os dias no hospital e posto”, concluiu. (BNews)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário