sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESENVOLVE ATIVIDADES DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO NO MUNICÍPIO




Embora o município de Janaúba não se encontra em área de risco para a febre amarela, a Prefeitura de Janaúba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem desenvolvido diversas ações para prevenir esta e as demais arboviroses como a dengue, chikungunya e zika, que têm o mesmo transmissor: o mosquito Aedes aegypti. Além deste vetor, a febre amarela tem como transmissores os mosquitos do gênero Haemagogus, nas regiões de mata.

Ações educativas/preventivas são freqüentes nas escolas, empresas, igrejas e associações. E nesta semana, nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2018 foram realizadas diversas atividades. No dia 17 a Gerência de Mobilização Social e Educação em Saúde do município, Idalice Martins realizou palestra na Guarda Mirim de Janaúba falando sobre a importância da participação popular junto ao Poder Público quanto aos cuidados necessários para evitar a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. No dia 18 a ação se repetiu com moradores do bairro Cerâmica, juntamente com a equipe da ESF do bairro e Conselheiros Municipais de Saúde. E no dia 19 a ação foi em uma empresa. Através do CEREDI – Centro de Referência em Doenças Infecciosas – coordenadas pela enfermeira Dayane Tavares, a psicóloga Juliana Cristo e a técnica de enfermagem Miraci Rosa realizaram testes rápidos para DSTs, fizeram orientações e distribuíram preservativos enquanto que a responsável pelos imunobiológicos do município Cláudia Abreu e a técnica de enfermagem Vanilde Pereira administraram vacinas contra febre amarela, hepatite B, tétano e gripe.

Ações como essas proporcionam proteção à saúde e prevenção às doenças, além de dar acesso para os trabalhadores, aos serviços de saúde.

http://www.janauba.mg.gov.br/news/noticia/742


Nenhum comentário:

Postar um comentário